Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Visita da Cedipa à Fiocruz Minas fortalece estratégias de inclusão


17/10/2024

Mario Ferreira (Cedipa/Fiocruz)

Compartilhar:

A Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz) realizou mais uma visita institucional às unidades e escritórios da Fiocruz e, desta vez, esteve no Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), em Belo Horizonte, com o objetivo de promover discussões sobre equidade e diversidade, além de identificar formas de colaborar com a regional. 

O encontro aconteceu nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro e reuniu discentes e pessoas da gestão e que trabalham em diferentes setores, oferecendo oficinas e reuniões estratégicas que reforçaram o compromisso da Fiocruz com práticas inclusivas. Além de ter sido uma oportunidade para apresentar as ações da Cedipa, criada pela Portaria nº 259, de 31 de março de 2023, com a missão de implementar, de forma transversal, as políticas institucionais de equidade, diversidade, e inclusão e ações afirmativas. 

Durante a visita, houve uma reunião de boas-vindas entre representantes da Cedipa e o diretor da Fiocruz Minas, Roberto Sena Rocha, com a presença também da; vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Rita de Cássia Moreira de Souza; vice-diretora de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Ivanete Milagres Presot; vice-diretora de Pesquisa, Inovação e Referência, Luzia Helena Carvalho;  coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Paula Dias Bevilacqua, e da coordenadora do Grupo de Pesquisa em Saúde, Educação e Cidadania, Paloma Ferreira Coelho Silva. 

“A visita da Cedipa ao Instituto René Rachou foi fundamental para mobilizar nossos setores em torno de temáticas essenciais, com um processo formativo importante, contribuindo para a capacitação dos trabalhadores e ajudando a repensar a comunicação da instituição”, comentou a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Paula Dias Bevilacqua. 

  Coordenadoras da Fiocruz Minas, Paloma Ferreira e Paula Dias, ao lado dos integrantes da Cedipa, Marina Maria, Hilda Gomes, Fátima Loroza e Mário Ferreira

 Coordenadoras da Fiocruz Minas, Paloma Ferreira e Paula Dias, ao lado dos integrantes da Cedipa, Marina Maria, Hilda Gomes, Fátima Loroza e Mário Ferreira                                                                                                                                                                                        

Entre as atividades realizadas, destacam-se as oficinas "A promoção da equidade, inclusão e diversidade como estratégias para transformação social", conduzida pela coordenadora da Cedipa, Hilda Gomes, e "Comunicação e diversidade: reflexões para práticas inclusivas", ministrada por Marina Maria, responsável pelo eixo Enfrentamento às desigualdades de gênero e coordenadora adjunta da Cedipa. 

Integrante do Grupo de Estudos de Leishmaniose da Fiocruz Minas e com 12 anos de atuação na instituição, Caroline Dantas participou das atividades e elogiou as discussões abordadas. "As oficinas nos ajudaram a reconhecer vícios de linguagem que muitas vezes reproduzimos de forma inconsciente, mas que podem perpetuar estigmas contra grupos historicamente marginalizados. O letramento social é essencial para desconstruirmos essas práticas e promovermos uma comunicação mais inclusiva", destacou. 

A visita realizada na Fiocruz Minas foi articulada pelo eixo Agenda Interna e Externa da Cedipa e integra uma série de encontros que a Coordenação vem realizando em diversas unidades e escritórios, tanto no Rio de Janeiro quanto em outros estados, já tendo passado pela Bahia, Pernambuco, Rondônia e Amazonas. E foi também um desdobramento de uma parceria iniciada em 2023, com integrantes da Fiocruz Minas no Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça da Fiocruz e que resultou em uma atividade organizada pelo Centro de Estudos da unidade. 

Voltar ao topoVoltar