11/10/2024
Mariana Moebus (Cooperação Social da Fiocruz)
O podcast Radar Saúde Favela, editorado pela Coordenação de Cooperação Social, lançou o quarto episódio e última parte da entrevista com a professora Elza Serra para a série A Zona Oeste pelas Vozes das Mulheres no Spotify. A faixa Cuidar da Saúde é Cuidar do Território aborda a relação entre o cuidado com a saúde e o território, tema que foi destaque da Conferência Livre de Saúde das Favelas e Periferias da Região Metropolitana do Rio de Janeiro em 2023. Acesse o episódio.
“Um território que não tem água potável de qualidade, que não tem urbanização, que não tem o transporte público de qualidade com acessibilidade, que sofre o impacto da opressão, das milícias, das violências, é um território abandonado pelo poder público”, afirmou Elza Serra, professora, historiadora, pesquisadora e ativista. A partir de experiências de mobilização social na Zona Oeste, o novo episódio analisa a importância do cuidado com o território e o impacto que a precariedade de serviços essenciais tem na vida e na saúde dos moradores.
Todos os episódios da nova série de podcasts narram fragmentos de biografias, trajetórias intelectuais e políticas, história urbana e lutas sociais. A proposta do conteúdo é contribuir para o diagnóstico sobre a cidade e construção de outras cartografias políticas, capazes de articular o direito à cidade e promoção da saúde. O podcast Radar Saúde Favela é um projeto da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz voltado à vigilância popular em saúde nas favelas e periferias dos centros urbanos. Acompanhe os novos episódios no Spotify e nas redes sociais do Radar.
Projeto
O Radar Saúde Favela, projeto da Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, tem foco em produzir e difundir informações sobre a situação de saúde e da sua determinação social em favelas e periferias de centros urbanos, lançando luz sobre as diversas dimensões de precariedade que afetam de forma diferenciada as populações que habitam em territórios socioambientalmente vulnerabilizados. Artigos de opinião, podcast, vídeos e a própria edição da revista (desde agosto de 2020) são alguns dos formatos publicados pelo projeto. Lideranças e comunicadores populares podem enviar sugestões de pauta, matérias e crônicas sobre a saúde em seus territórios a qualquer momento para o e-mail: radarsaudefavela@fiocruz.br.