Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IdeiaSUS Fiocruz e Canal Saúde lançam cinco documentários sobre o SUS


08/10/2024

Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)

Compartilhar:

A Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e o Canal Saúde lançam, em evento virtual transmitido pelo YouTube, nesta sexta-feira (11), às 14h, cinco emocionantes documentários sobre a saúde pública do Brasil. Os novos curtas-documentais narram histórias inspiradoras de trabalhadores e gestores envolvidos com o fortalecimento de nosso Sistema Único de Saúde (SUS), trazendo momentos de aprendizado e reflexões sobre a importância de se garantir saúde pública de qualidade para todos.

Produzidos pelo Canal Saúde, os filmes são frutos do Prêmio IdeiaSUS: Fiocruz é SUS, entregue às cinco melhores experiências da edição de 2022 da Mostra Brasil, aqui tem SUS, como parte da parceria da IdeiaSUS com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Representando cada uma das cinco regiões do país, as práticas revelam atuações compromissadas com a atenção e a prevenção ao suicídio, a saúde mental da população indígena, as pessoas com hanseníase, as gestantes em situação de rua e as conferências locais de saúde como estratégias de educação permanente em saúde.

Momentos de emoção e inspiração

No filme Implantação de rede de atenção e prevenção ao suicídio de Anastácio (MS): uma realidade possível, o espectador se depara com serviços de saúde mental pautados na prevenção, na atenção e na posvenção ao suicídio. É um filme que emociona ao falar sobre o suicídio, problema de saúde pública que afeta a cidade e o país todo. Os personagens falam sobre a importância da prevenção, por meio de capacitações, encontros, palestras e atividades educativas. Revelam o cotidiano do atendimento, que se dá tanto na modalidade domiciliar quanto individual e em grupo, do qual fazem parte profissionais de psicologia, serviço social e psiquiatria. Falam, ainda, sobre o emocionante trabalho de posvenção, destinado a promover ações que se ocupam dos enlutados após o suicídio de uma pessoa querida. 

Quem assistir ao filme Equidade no SUS por meio da articulação regional: saúde mental indígena, experiência que se passa em Balneário Barra do Sul (SC), por sua vez, se sentirá envolvido com a força dos saberes dos povos indígenas. O documentário revela um trabalho de integração entre técnicos de saúde, mulheres, homens e crianças de 11 famílias indígenas, para tratar de questões que envolvem a saúde mental da comunidade. Eles conversam, ampliam suas visões quanto às demandas e ao significado de saúde mental para esta população, falam sobre território, espiritualidade e alimentação indígena.

No filme Identificação de clusters e treinamento em serviço: estratégias para abordagem da hanseníase, em Pilar (AL), o foco é a articulação entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde como questão fundamental no enfrentamento da hanseníase, doença da qual o Brasil ocupa o primeiro lugar do ranking de incidência e o segundo em números absolutos, atrás apenas da Índia. O filme, em suma, revela as novas estratégias utilizadas para abordagem da hanseníase no município de Pilar, entre os anos de 2020 e 2021, quando foi confirmado um alto coeficiente de detecção da doença. 

O documentário Reduzindo danos e protegendo vidas: cuidado às gestantes em situação de rua usuárias de SPA se passa em Santo André (SP) e retrata os objetivos de um trabalho por vezes invisibilizado pela sociedade. São personagens reais que agem para garantir o direito à maternidade a mulheres em situação de rua, promovem a saúde da mãe e do feto, respeitam o desejo delas de permanecerem em situação de rua e estabelecem uma linha de cuidado a essas gestantes, muitas delas, usuárias de substâncias psicoativas. 

Já o filme Conferências Locais de Saúde: estratégias de educação permanente para o Plano Municipal de Saúde, em Presidente Figueiredo (AM), mostra o trabalho de uma comissão de trabalhadores da saúde, formados no contexto do projeto de implantação da Política de Educação Permanente na Amazônia, realizado pela unidade da Fiocruz Amazônia. A iniciativa resultou na promoção de conferências locais de saúde, por meio das quais profissionais e usuários dos serviços de saúde puderam expressar suas percepções, anseios e visões sobre a rede de atenção à saúde do município. O filme retrata a força e relevância da participação e do controle social do SUS através das instâncias locais. 

As cinco experiências inspiram, também, episódios da série Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS, uma produção conjunta com a VídeoSaúde Fiocruz, que está disponível no canal da IdeiaSUS no Youtube. Estão registradas no banco de práticas da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e no livro Fiocruz é SUS: rodas de saberes, práticas compartilhadas, disponível para download gratuito no site da IdeiaSUS. 

Voltar ao topoVoltar