Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove caminhada Outubro Rosa em prol da conscientização do câncer de mama


30/10/2024

Isis Breves (Fiocruz Mata Atlântica)

Compartilhar:

A Fiocruz Mata Atlântica (FMA) promoveu a caminhada Outubro Rosa na Trilha Interpretativa Fiocruz Mata Atlântica para as moradoras e moradores do território da Colônia Juliano Moreira, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento contou com uma palestra de conscientização para a prevenção do câncer de mama com o especialista do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Mônica Assis, sanitarista da Divisão de Detecção Precoce. O ponto alto do evento foram os depoimentos de dona Marlene, moradora da região que está em tratamento contra o câncer de mama e da servidora da FMA, Magna Leite, que está curada.

“A campanha Outubro Rosa faz parte das ações intersetoriais e territorializadas de promoção da saúde baseadas no calendário do Ministério da Saúde. São ações mensais em parceria com os dispositivos do território. A caminhada na Trilha Interpretativa contou com 60 participantes, mulheres e homens, moradores da Colônia Juliano Moreira. As atividades fazem parte do projeto Determinantes Sociais da Saúde: Intervenções Intersetoriais na Promoção da Saúde em Territórios Vulneráveis, do edital Fio-PromoS. Só vivenciando a realidade dos territórios, é possível contribuir na construção de territórios sustentáveis e saudáveis, principalmente em se tratando do fortalecimento do SUS”, afirma a coordenadora da Saúde Humana da FMA, Isabel Bonna.

A inscrição para o evento teve como contrapartida a doação de escovas de dentes adulto e pastas de dentes. A arrecadação das doações será encaminhada para os pacientes do Inca. A atividade realizada teve organização do Escritório Técnico de Saúde Humana da FMA em parceria com Escritório Técnico em Biodiversidade em Saúde da FMA e Inca.

Segundo o Inca, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres depois do câncer de pele não melanoma. Em 2020, foram estimados mais de 65 mil novos casos. A detecção precoce é a forma mais segura de prevenção secundária e chances de cura.

Acesse o vídeo da participação da FMA na 2ª Conferência de Promoção da Saúde da Fiocruz, em que Isabel Bonna apresentou o projeto Determinantes Sociais da Saúde: Intervenções Intersetoriais na Promoção da Saúde em Territórios Vulneráveis.

Voltar ao topoVoltar