Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto Harmonize entrega relatório sobre impacto de mudanças climáticas a autoridades no Pará


23/09/2024

Marcelle Chagas (

Compartilhar:

Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Barcelona Supercomputing e da Fiocruz, que integram o projeto Harmonize Brazil, realizaram uma expedição nas cidades de Mocajuba e Cametá, no Pará. Durante a visita, a equipe apresentou o policy brief intitulado Amazônia em diálogo: construindo pontes em busca de soluções para os desafios das mudanças climáticas a autoridades locais. O relatório foi entregue (17/9) na escola municipal Izaura Bahia, em Mocajuba, com a presença do prefeito Cosme Macedo Pereira, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, e lideranças comunitárias. Elaborado em conjunto com lideranças locais, o relatório aborda os impactos das mudanças climáticas na região e sugere ações imediatas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os desafios ambientais que afetam o Baixo Tocantins.

O relatório foi entregue (17/9) na escola municipal Izaura Bahia, em Mocajuba (foto: Divulgação)

 

"Com este relatório, estaremos contribuindo para avanços. Estamos fortalecendo a sociedade civil e suas demandas com dados e propostas, além de atuar ao lado dos tomadores de decisão para fortalecer suas ações", destaca a pesquisadora da Fiocruz, Cláudia Codeço.

O documento é resultado de debates realizados durante o workshop Mocajuba com Saúde em Tempos de Mudanças Climáticas, promovido em novembro de 2023 e concentra-se em três pilares principais: 1) engajamento comunitário (elaborado com a participação de moradores de áreas urbanas e rurais, como Vizânia e Tambaí-Açu, lideranças que compartilharam conhecimentos sobre os impactos ambientais na saúde e na qualidade de vida); 2) diagnóstico abrangente (o pilar destaca questões urgentes, como saúde, saneamento e educação, além da necessidade de mitigar os efeitos climáticos na região); 3) soluções inovadoras (sobre o uso de novas tecnologias para coleta de dados ambientais e climáticos, incluindo drones e sensores, proposto em parceria com líderes comunitários).

Essa ação visa fortalecer o diálogo entre pesquisadores, autoridades e a população local, apoiando a implementação de políticas públicas mais eficientes e sustentáveis. O projeto Harmonize continuará suas atividades em 2024, assegurando que as soluções propostas sejam incorporadas às ações governamentais e comunitárias. Acesse o relatório completo

Voltar ao topoVoltar