Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pesquisador e alunos do PROCC recebem prêmios científicos  


04/09/2024

Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

O segundo semestre de 2024 começou com a entrega de diferentes premiações para pesquisadores e alunos vinculados ao Programa de Computação Científica (PROCC) da Fiocruz, como a recente premiação do pesquisador do PROCC, Leonardo Bastos, que receberá no próximo dia 5 de setembro, a Medalha de Honra UFMG 2024 da Universidade Federal de Minas Gerais. O pesquisador receberá o prêmio pelo Instituto de Ciências Exatas.

Prêmio por tese de doutorado de Fernanda Garrides

Para Leonardo, a honraria vinda de sua universidade de origem mostra que sua trajetória profissional e o trabalho que desempenha na Fiocruz podem fazer diferença na vida das pessoas que vivem no Brasil. 

Além do pesquisador, vários estudantes do PROCC foram reconhecidos por suas contribuições científicas no último mês. É o caso de Fernanda Garrides, que recebeu uma menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no Prêmio Capes de Teses no último dia 27 de agosto, pelo trabalho intitulado “Desigualdades raciais na ocorrência de multimorbidade entre adultos e idosos brasileiros: 10 anos do estudo longitudinal de saúde do adulto (ELSA-Brasil)”.

A tese da pesquisadora foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (PPGSP/Ensp/Fiocruz), sob a orientação do pesquisador do PROCC Leonardo Bastos e coorientação de Rosane Härter Griep. Em 2023, Fernanda já tinha recebido Menção Honrosa no Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2023 pelo mesmo trabalho. 

“Na tese descobrimos que mulheres negras alcançaram a multimorbidade por volta dos 45 anos, enquanto homens brancos atingiram esse estágio por volta dos 59 anos”, comentou Fernanda, cuja pesquisa colabora para o entendimento de como desigualdades raciais na saúde de pessoas, considerando vias biopsicossociais, materiais e comportamentais.

Melhor dissertação de mestrado de Guilherme Santos    

Guilherme Santos, aluno da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que foi orientado durante o mestrado pela Professora Kelly Gonçalves da UFRJ e coorientado por Leonardo Bastos, também foi laureado com o prêmio de melhor dissertação de mestrado em estatística no Simpósio Nacional de Probabilidade e Estatística (SINAPE) que aconteceu entre os dias 4 e 9 de agosto. Guilherme explicou que em sua dissertação, ele abordou a correção de atrasos de notificação em dados de doenças infecciosas. “O trabalho lidou com cenários de múltiplas doenças e realizou a correção de forma conjunta. A aplicação principal foi em casos de arboviroses como dengue e Chikungunya, onde a correção conjunta de atrasos ajudou a reduzir a incerteza e fornecer dados mais precisos” comentou Guilherme.

Pedro Fischer e Matheus Fernandes ganham prêmios na XI EMMSB.

        Matheus e Ernesto durante a XI EMMSB. Crédito da Foto: Juliana Pinheiro/XI EMMSB
 

Matheus Fernandes, orientando do professor e coordenador do PROCC, Ernesto Caffarena com coorientação da professora Manuela Leal da UFRJ (Macaé) recebeu o Prêmio Paulo Mascarello Bisch de 5º melhor pôster intitulado “What are the Structural and Dynamic Mechanisms Underlying the Influence of Chikungunya nsP2 Protease on the Helicase Domain?” na XI Escola de Modelagem Molecular de Sistemas Biológicos (XI EMMSB), realizada em Petrópolis entre os dias 19 e 23 de agosto.

Pedro Fischer, aluno do pesquisador do PROCC, Paulo Ricardo Batista, obteve menção honrosa do mesmo prêmio, pelo pôster intitulado “Estudo do mecanismo de contração de bacteriocinas”, no mesmo evento.

Pedro Fischer no evento XI EMMSB. Crédito da Foto: Juliana Pinheiro/XI EMMSB

O coordenador do PROCC, Ernesto Caffarena, ressaltou a importância dessas conquistas. "É muito feliz receber a notícia das premiações de nossos jovens pesquisadores. Os prêmios refletem a qualidade da formação acadêmica e a dedicação e o talento de nossos estudantes. O PROCC está comprometido em oferecer uma formação de excelência que estimule a inovação e a pesquisa" comentou Ernesto.

O PROCC tem se consolidado como um centro de excelência, promovendo avanços significativos no campo da pesquisa dentro e fora da Fiocruz, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados e inovadores.
 

Voltar ao topoVoltar