Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Ministra das Mulheres visita Fiocruz para conversa com pesquisadoras e gestoras


04/09/2024

Camila De’ Carli (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, visitou a Fiocruz nesta quarta-feira (4/9) e se reuniu na residência oficial com cerca de 30 mulheres, entre pesquisadoras e gestoras envolvidas em projetos voltados à redução das desigualdades de gênero na Fundação.

“Vim para trazer desafios para vocês, que trabalham com ciência e com mulheres”, disse Cida Gonçalves, que destacou a desigualdade salarial entre homens e mulheres e a violência de gênero como os principais desafios a serem enfrentados na sua gestão. A ministra também falou sobre a importância de empoderar as mulheres em espaços de poder. “Queremos discutir o empoderamento das mulheres na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, como governadoras, prefeitas e vereadoras, mas também nos espaços de poder das suas comunidades, na luta pelo território”, afirmou.

A Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Machado, apresentou à ministra o projeto Mulheres e Meninas na Ciência, destinado a reduzir as assimetrias no campo da ciência, ressaltando o engajamento de todas as unidades da Fiocruz no programa. Também foram mencionadas as ações do Comitê de Gênero e Raça e da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz), entre outras iniciativas da Fundação voltadas para a equidade de gênero.

“Acho que vocês da Fiocruz têm muito a contribuir com tudo o que já fazem de pesquisa. Estamos muito alinhadas e precisamos somente estreitar o nosso diálogo”, disse a ministra. 
A chefe de Gabinete da Presidência da Fiocruz, Zélia Profeta, acenou para encontros futuros: “Assumimos o compromisso de que vamos continuar debatendo em todos os níveis”.

Antes do encontro com pesquisadoras e gestoras da Fiocruz, Cida Gonçalves foi recepcionada pelo presidente Mario Moreira, que reforçou o compromisso institucional em avançar para promover a equidade de gênero na saúde pública e no âmbito institucional.

Voltar ao topoVoltar