23/08/2024
Katia Machado (Plataforma IdeiaSUS Fiocruz)
De forma inédita e inovadora, o município de Itaocara, situado no noroeste do Estado do Rio de Janeiro, e cuja população está estimada em 22.919 habitantes, lançou o projeto Corujão: Noite Saudável. A iniciativa veio atender a um enorme contingente da população que enfrentava dificuldades de acessar os serviços de saúde municipal, por conta do horário de funcionamento das unidades de saúde em concomitância ao horário de trabalho.
O projeto, que faz parte do banco de práticas da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e inspira um dos 110 episódios da série Vozes da Saúde, no canal da IdeiaSUS no YouTube, busca garantir o acesso equitativo aos serviços de saúde. “Ao ampliar o horário de atendimento dos serviços de saúde, o município investe na promoção da saúde e no bem-estar de sua população, além de contribuir para a eficiência e sustentabilidade do sistema de saúde como um todo”, afirma o secretário de Saúde de Itaocara, Julio Cesar Silva Sanches, no registro da prática na Plataforma IdeiaSUS.
Corujão: Noite Saudável está pautado nos princípios da universalidade, da integralidade e da equidade que orientam o Sistema Único de Saúde (SUS). Conta, para isso, com o apoio de uma equipe multidisciplinar de médicos especialistas nas áreas de ortopedia, cardiologia e clínica geral, fisioterapeutas, nutricionista, psicólogo, farmacêuticos, dentistas, auxiliar de saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Segundo Sanches, no primeiro Corujão foram realizados 46 atendimentos médicos, 30 odontológicos, dez de fisioterapia e dezenas de outros atendimentos, entre eles nutricional, de enfermagem e coleta de citopatológico, imunização, aferição dos sinais vitais, testagem de infecções sexualmente transmissíveis (IST), pesagem de beneficiários do Bolsa Família, de tabagismo e marcação de exames.
Os atendimentos noturnos acontecem mensalmente, em diferentes bairros e distritos da cidade, e a cada edição, o número de pessoas atendidas aumenta substancialmente. O segundo Corujão, por exemplo, aconteceu em janeiro deste ano, no Centro Municipal de Saúde, situado no Centro de Itaocara. Somente os atendimentos médicos realizados no centro de saúde somaram 230, e 210 pessoas saíram da unidade de saúde com exames marcados. O terceiro, por sua vez, realizado em fevereiro, na unidade da Estratégia Saúde da Família de Laranjais, no centro do 2º Distrito de Itaocara, somou cem atendimentos médicos e 67 marcações de exames, além dos atendimentos nutricionais, de fisioterapia, entre outros.
“Sob essa perspectiva que desejamos levar o projeto a todos os distritos do município, visando assegurar o acesso universal e igualitário, garantido pelo SUS, que dispõe a saúde como um direito fundamental da condição humana, cabendo ao poder público assegurar as condições ao seu pleno exercício”, reforça Sanches.
Mais em outros sítios da Fiocruz