Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa Mulheres e Meninas na Ciência participa do evento de Lançamento do portfólio do Programa de Iniciação Científica - IC Manguinhos


30/08/2024

Compartilhar:

O Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Fiocruz esteve presente no lançamento do portfólio do Programa de Iniciação Científica (IC) Manguinhos. O evento aconteceu  no dia 27 de agosto, das 9h às 12h, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (VDPI/ENSP) e conta com apoio da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz),
“Fico feliz em perceber que o esforço de quem foi vanguarda na popularização da ciência esteja dando lindos resultados. Houve uma época em que a Fiocruz era apenas o sonho de jovens do entorno, hoje é uma possibilidade.” lembra Cristina Araripe, Coordenadora de Divulgação Científica (Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação - VPEIC).

   

 O evento dá publicidade ao trabalho de jovens bolsistas do programa, destacando seus objetivos, principais resultados e os impactos significativos na vida pessoal e acadêmica dos participantes.  O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Manguinhos objetiva proporcionar aos estudantes de graduação, moradores de Manguinhos, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade. Em 2023, o projeto contou com 11 bolsistas, oriundos de diferentes cursos de graduação, que estão inseridos em projetos com ampla diversidade temática. 

“Eu sou da museologia social e, ao entrar, me perguntei o que poderia fazer aqui, mas foi uma linda experiência. Me encontrei na pesquisa ‘modos de brincar’ e hoje me sinto totalmente diferente no que tange a vida acadêmica. Esse programa fez toda diferença na minha vida” afirma Letícia Alves Oliveira, bolsista.
A coordenação do programa IC Manguinhos aproveitou a oportunidade para anunciar novas turmas no ano de 2024 e 2025 com ampliação para as favelas da Maré e Manguinhos estimulando a ampla divulgação da informação. 
 

Voltar ao topoVoltar