Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz realiza Jornada de Prevenção da Violência contra Crianças e Adolescentes


27/08/2024

Mayra Malavé-Malavé (IFF/Fiocruz)*

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) promoverá, no dia 16 de setembro, a Jornada “Violência é covardia: As marcas ficam na sociedade”, das 8h30 às 13h, no Anfiteatro A do Centro de Estudos Olinto de Oliveira (CEOO), localizado na Av. Rui Barbosa, 716 – Flamengo, Rio de Janeiro.

O evento, que será realizado de forma presencial e oferecerá emissão de certificado, já está com inscrições abertas pelo link: www.bit.ly/jornada_violencia_iff_2024

A Jornada é uma iniciativa do Núcleo de Apoio aos Profissionais que atendem crianças e adolescentes (NAP) do IFF/Fiocruz, coordenado pela pediatra Rachel Niskier, e visa mobilizar profissionais de saúde, educadores, autoridades e a sociedade civil para discutir e encontrar soluções para um dos mais graves problemas sociais do país: a violência contra crianças e adolescentes. 

Confira a programação completa no perfil do Instituto no Instagram: @iff_fiocruz

Panorama alarmante da violência infantil no Brasil

Segundo o relatório "Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil" (2021-2023), realizado pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), mais de 15 mil crianças e adolescentes, com idades entre 0 e 19 anos, foram mortos de forma violenta no Brasil nos últimos três anos. No mesmo período, cerca de 165 mil meninos e meninas foram vítimas de violência sexual. Os dados revelam um cenário preocupante, especialmente para adolescentes negros do sexo masculino, que possuem um risco quatro vezes maior de serem assassinados em comparação com adolescentes brancos.

A coordenadora do NAP do IFF/Fiocruz e organizadora da Jornada, Rachel Niskier, enfatiza a importância do evento em meio a essa realidade alarmante. "A violência contra crianças e adolescentes é uma das principais causas de morte nessa faixa etária no Brasil. Esses números são inaceitáveis e nos mostram que precisamos agir com urgência. A Jornada é um espaço fundamental para discutirmos estratégias de prevenção e enfrentamento, pois a violência deixa marcas profundas em nossas crianças e adolescentes e impacta toda a sociedade. Precisamos nos unir para proteger nossos jovens e garantir que cresçam em um ambiente seguro e acolhedor”.

Além de discutir os desafios e as ações necessárias para combater a violência, a Jornada busca sensibilizar a sociedade para a importância de denunciar os casos e apoiar políticas públicas voltadas à proteção integral de crianças e adolescentes, ainda mais no contexto de um ano eleitoral em que os novos parlamentares estarão frente a essa realidade.

Voltar ao topoVoltar