Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove seminário preparatório para a Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde do G20


09/08/2024

Cristina Azevedo (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

De 9 a 11 de setembro, a Fiocruz coorganiza a I Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde - INS do G20, junto com a Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (Ianphi) e o Ministério da Saúde, com apoio do CDC África. A Conferência, no Rio de Janeiro, vai levantar propostas a serem encaminhadas aos ministros da Saúde do G20. E para informar, mobilizar e coletar sugestões da comunidade da Fundação para o evento, o Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) realiza nesta segunda-feira (12/8), das 10h às 12h, um seminário preparatório online.

Com abertura do presidente Mario Moreira e do diretor do Centro Colaborador para Diplomacia em Saúde Global e Cooperação Sul-Sul - Opas/OMS, Paulo Buss, o webinário preparatório não só apresentará os objetivos da conferência dos Institutos Nacionais de Saúde (INS), como da reunião dos ministros da Saúde do G20, além de receber e discutir possíveis sugestões a serem levadas pela Fiocruz. Durante a Cúpula do G20, os ministros da Saúde dos países participantes irão debater quatro prioridades: prevenção, preparação e resposta a pandemias, com foco na produção local e regional de medicamentos, vacinas e suprimentos estratégicos de saúde; equidade no acesso à saúde; saúde digital para a expansão da telessaúde, integração e análise de dados dos sistemas nacionais de saúde; e mudanças climáticas e saúde.

“Decidimos fazer pela primeira vez uma conferência dos INS no âmbito do G20 devido ao papel que os institutos desempenham no sistema de saúde, que vai além de seus papéis tradicionais relacionados à preparação e resposta a pandemias, diagnóstico, pesquisa de patógenos. Entendemos que os institutos têm contribuições a dar nas demais prioridades do G20”, diz Paulo Buss, que era presidente da Fiocruz à época da criação do Ianphi. A associação foi criada por 39 membros fundadores durante uma conferência no Rio de Janeiro em 2006. Hoje reúne institutos de 110 países.

“Esta primeira conferência dos institutos busca contribuições que os ministros possam examinar para o aperfeiçoamento do trabalho do G20 e dizer como os INS podem colaborar", acrescenta Buss. Os Institutos Nacionais de Saúde devem discutir também como podem colaborar com a implementação das decisões sobre as quatro prioridades do G20. E vão propor ainda a continuidade desse processo, com a realização de uma segunda conferência no ano que vem, quando a presidência do G20 passará para a África do Sul.

Serviço

Seminário Preparatório para a I Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde - INS do G20
Data: 12/8, das 10h às 12h 
Transmissão

Programação: 
10h-10h20 - abertura 

Mario Moreira, presidente da Fiocruz 
Paulo Buss, diretor do Centro Colaborador para Diplomacia em Saúde Global e Cooperação Sul-Sul - Opas/OMS 

10h20-10h40 - apresentação do G20
Pedro Burger, coordenador Centro de Relações Internacionais em Saúde-Cris
João Miguel Estephanio, assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais

10h40-11h - apresentação da a Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (Ianphi)
Felix Rosenberg, diretor do Fórum Itaboraí - Política, Ciência e Cultura na Saúde, Palácio Itaboraí, Fiocruz Petrópolis

11h-11h20 - I Conferência dos Institutos Nacionais de Saúde do G20
Paulo Buss

11h20-11h50 - Contribuições, perguntas e respostas

Voltar ao topoVoltar