Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Mata Atlântica fortalece apoio ao aleitamento materno com Campanha Agosto Dourado


27/08/2024

Isis Breves (FMA)

Compartilhar:

Amamentação: apoie em todas as situações foi o tema da Campanha Agosto Dourado, liderada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA - World Alliance for Breastfeeding Action, na sigla em inglês) e que foi incorporada pela Fiocruz Mata Atlântica (FMA) com ações no território da Colônia Juliano Moreira (CJM) e adjacências, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. O tema de 2024 da FMA busca a qualificação dos profissionais da Coordenadoria de Atenção Primária 4.0 (CAP 4.0) e o manejo do aleitamento, para reduzir desigualdades no apoio à amamentação, com foco em mulheres em territórios de vulnerabilidade social.

A FMA promoveu rodas de conversa com gestantes do pré-natal da Estratégia Saúde da Família (ESF), na Clínica da Família Arthur Bispo do Rosário e no CMS Raphael de Paula Souza. O manejo no aleitamento foi o tema abordado, em 14 de agosto, com a finalidade de orientar e promover o aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e a sua importância até os dois anos de vida. A atividade foi organizada pela equipe do Escritório Técnico de Saúde Humana e o Núcleo de Convívio da FMA, em parceria com a equipe do Banco de Leite do Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz).

“Historicamente, a mulher acumula muitas atividades domésticas e profissionais e o apoio ao aleitamento materno de uma forma geral por todos é muito importante. O Escritório Técnico de Saúde Humana da Fiocruz Mata Atlântica vem desenvolvendo, nos últimos dois anos, atividades para promover e reduzir as desigualdades no apoio ao aleitamento materno, com base no Calendário da Saúde do Ministério da Saúde, que tem o aleitamento materno como uma de suas prioridades. Este ano, seguindo o tema da WABA, foram promovidas rodas de conversa para gestantes da ESF e ministrado um curso de capacitação para ACS [agentes comunitários de saúde], que abordaram o manejo, os direitos e os procedimentos para facilitar e promover o aleitamento materno, adaptado ao grupo participante, para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde"", explica a coordenadora do Escritório Técnico de Saúde Humana (ETSH) da Fiocruz Mata Atlântica, Isabel Bonna. 

O campus da Fiocruz na Mata Atlântica promoveu ainda a capacitação para os agentes comunitários de saúde da região da Cap. 4.0, que abrange o território da CJM, promovida em parceria com a equipe do Hospital Amigo da Criança do IFF/Fiocruz. A iniciativa abordou as boas práticas na maternidade. O evento foi realizado no auditório Pau-Brasil, do Campus da Fiocruz Mata Atlântica, e teve como foco envolver os agentes como líderes para colaborar e apoiar a amamentação, principalmente, nas dificuldades e nos desafios que as mulheres possam vir a ter nessa prática. “Sensibilizar e capacitar os ACS, que são os profissionais que lidam diretamente com as famílias do território, é uma estratégia de garantir que as mulheres que estão amamentando, especialmente as vulneráveis, possam ter apoio direto na prática. A amamentação tem inúmeros benefícios e a sua promoção é um instrumento de redução das desigualdades sociais, pois o leite materno tem padrão ouro para a saúde do bebê e da mãe, além dos benefícios para a sociedade e para o planeta por não gerar custos de produção”, finaliza Isabel Bonna.

Saiba mais: "Amamentação: apoie em todas as situações" é tema da Campanha Nacional de Amamentação de 2024 do Ministério da Saúde

 

Voltar ao topoVoltar