Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

“Domingo é Dia de Cinema” leva pré-vestibulares populares para sessão cultural e debate no próximo dia 7, em Botafogo


04/07/2024

Cléber Araújo (Tecendo Diálogos) e Nathalia Mendonça (Cooperação Social da Fiocruz)

Compartilhar:

Mensalmente, a Estação NET Cine Botafogo abre suas portas para o “Domingo é Dia de Cinema”, uma iniciativa cultural voltada principalmente para estudantes de pré-vestibulares sociais, comunitários e populares. As sessões, seguidas de debates, são realizadas em parceria com o Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ) e com o Projeto Tecendo Diálogos, que criam oportunidades para que moradores de periferias em preparação para a universidade participem de verdadeiras aulas em uma sala de cinema, explorando temas correlacionados aos filmes escolhidos. A próxima sessão do “Domingo é Dia de Cinema” será no dia 7 de julho (domingo), às 9 horas, com a exibição do filme “Grande Sertão”. A iniciativa tem o apoio da Cooperação Social da Fiocruz.

Nesse domingo, o debate contará com a participação dos atores Caio Blat e Luisa Arraes, protagonistas do filme Grande Sertão. Além deles, estarão presentes Nlaisa Luciano (educadora popular e ativista LGBTQIAPN+), Carolina Oliveira (Educadora Popular e Coordenadora do Movimento de Educação Popular +NÓS Complexo do Alemão) e Léo Bueno (Tecnologista em Saúde Pública da Cooperação Social da Fiocruz, Doutor em Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ).

A proposta é debater a (in)segurança pública e a situação de violência vivenciada nas favelas cariocas, baseando-se na obra dirigida por Guel Arraes. Adaptado do clássico romance brasileiro “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa, o filme retrata o conflito entre policiais e criminosos em uma comunidade controlada por facções criminosas.

O evento prioriza alunos desses cursos, mas é aberto ao público com ingresso no valor de R$5,00.

“A Fundação Oswaldo Cruz desempenha um papel estratégico na promoção da saúde e na redução das iniquidades sociais, atuando como uma instituição de referência no desenvolvimento de políticas públicas e de pesquisa científica no Brasil. A parceria com o Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro e a iniciativa Domingo é Dia de Cinema, a partir do projeto Tecendo Diálogos, reforça o compromisso da Fiocruz com o enfrentamento das determinações sociais da saúde”, disse Taisa Falcão, militante do Vila Isabel Vestibulares (Vive), integrante do Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ) e coordenadora do projeto Tecendo Diálogos pela Cooperação Social da Fiocruz.

León Diniz, geógrafo e idealizador do “Domingo é Dia de Cinema”, destaca que este é um espaço que proporciona ao público a oportunidade de assistir filmes que normalmente não são disponibilizadas pelas grandes empresas de distribuição e também um espaço de formação. “Tem gente que integrou as primeiras turmas que assistiram e que hoje são mestres, doutores e especialistas em diferentes temas, que vêm participar do Domingo é Dia de Cinema”, conta. “Isso, na verdade, faz parte da formação das pessoas para que possam debater assuntos para além do senso comum. O tema, filme e debatedores são escolhidos para ajudar a passar no vestibular da universidade e no vestibular da vida”.

O evento é realizado pelo projeto Domingo é Dia de Cinema em parceria com o Fórum de Pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ) e o projeto Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimentos, coordenado pela Cooperação Social da Fiocruz.

Projeto Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento

O Tecendo Diálogos possui um comitê gestor composto pelas seguintes instituições: Coordenação de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz (CCSP); Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FPVP-RJ); Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz); Conselho Comunitário de Manguinhos; Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR-5/UFRJ); Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM); Museu da Maré; Rede de Empreendimentos Sociais para o Desenvolvimento Socialmente Justo Democrático e Sustentável (RedeCCAP).

Domingo é Dia de Cinema

A atividade cultural tem como proposta exibir filmes e promover debates em conjunto com estudantes de Pré-vestibulares Populares, Sociais e Comunitários com atuação nas favelas do Rio de Janeiro. Com 22 anos de existência, a iniciativa possui uma abordagem crítica que trabalha temas da conjuntura nacional. A média de público é de 400 espectadores por domingo. Em sua grande maioria, os participantes são alunos de pré-vestibulares comunitários do município do Rio de Janeiro e adjacências que muitas vezes não podem pagar por uma sessão. O evento é aberto ao público e segue recebendo ex-alunos, professores, moradores dos territórios periféricos, estudantes e parceiros da iniciativa.

Serviço

Exibição do filme Grande Sertão

Data: 07/07/2024

Horário: 9 horas

Valor: R$5

Local: Estação NET Botafogo

 

Ficha Técnica Grande Sertão

Direção: Guel Arraes

Elenco: Caio Blat, Luisa Arraes, Rodrigo Lombardi, Eduardo Sterblitch

Gênero: Drama/Ação

Ano de Lançamento: 2023

Classificação: 18 anos

Voltar ao topoVoltar