Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Reunião da rede Fio-Meta discute novas parcerias com a França


20/06/2024

Elisandra Galvão (VPPCB/Fiocruz)

Compartilhar:

O Programa de Pesquisa Translacional da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas promoveu, no dia 6 de junho, reunião da Rede de Pesquisa Translacional sobre Doenças Metabólicas e Envelhecimento (Fio-Meta) com o Instituto de Doenças Metabólicas e Cardiovasculares (I2MC, na sigla em francês) de Toulouse, que é filiado ao Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica (Inserm) e a Universidade Toulouse III – Paul Sabatier. Participaram do encontro 20 pesquisadores do I2MC e da Fiocruz.

O objetivo do encontro foi discutir possíveis colaborações científicas e mobilidade acadêmica entre as duas instituições em projetos de pesquisa nas áreas de doenças metabólicas, cardiovasculares e/ou envelhecimento, além de  oportunidades viáveis de financiamento para pesquisas realizadas conjuntamente entre o I2MC e a Fiocruz. Dominique Langin, diretor do I2MC, falou sobre a infraestrutura e os interesses atuais do Instituto em Toulouse. Enquanto Vinicius Frias Carvalho, coordenador da rede Fio-Meta e do projeto de enfrentamento de doenças metabólicas e do envelhecimento do PrInt-Fiocruz-Capes, apresentou o papel da Fiocruz para a saúde pública no Brasil e suas iniciativas, a organização e os objetivos da rede Fio-Meta, que foi criada em 2023 com foco em estudos sobre doenças metabólicas, cardiovasculares e envelhecimento.

Estiveram também na atividade pesquisadores e pesquisadoras de laboratórios do Instituto Oswaldo Cruz, da Fiocruz Ceará e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. O próximo passo é realizar outras reuniões para discutir cooperações específicas, aprofundar a discussão sobre as possibilidades de financiamento, promover webinários para estabelecer conexão entre as várias equipes e definir formas para o trabalho conjunto sobre a fisiopatologia e possíveis alternativas terapêuticas para doenças metabólicas, cardiovasculares e/ou envelhecimento que interessam a rede Fio-Meta e ao I2MC.

Voltar ao topoVoltar