Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede Saúde Única da Fiocruz no RS passa a integrar o Observatório da Comunicação de Crise da UFSM


12/06/2024

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Compartilhar:

No início de junho, a Rede Saúde Única (RSU/Fiocruz) no Rio Grande do Sul firmou uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para compor o Observatório da Comunicação de Crise (OBCC) da instituição. Agora a Rede Saúde Única apoia o Observatório na produção de conteúdos em diversos formatos, no mapeamento da produção de livros, trabalhos acadêmicos e materiais jornalísticos e audiovisuais que tratem da comunicação de risco e de prevenção de crises em saúde. 

O OBCC é um projeto da UFSM criado em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O Observatório atua com o objetivo de sistematizar o conhecimento produzido no campo da comunicação, monitorar situações de risco e crise no contexto das organizações e contribuir para que a cultura da prevenção e da gestão de riscos e crises seja criada ou fortalecida pelas organizações.

“Através desse mapeamento e criação de conteúdo, é possível promover a difusão científica de forma acessível e efetiva, oferecendo conteúdo acessível e gratuito para o público numa única plataforma. Este trabalho tem como fim capacitar profissionais envolvidos com a gestão de risco e crise no âmbito da comunicação organizacional e multiplicar o conhecimento sobre gestão de crise”, afirmou o coordenador do Observatório, Jones Machado.

Rede Saúde Única

A Rede Saúde Humana, Animal e Ambiental – Rede Saúde Única é um projeto da Fiocruz em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul que completa dez anos em 2024. Além do governo do Estado do RS, são membros da RSU todas as universidades federais do RS, PUCRS, FEEVALE, UNISINOS, UNICRUZ, FAMURS, COSEMS, FAPERGS e Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A Rede busca disseminar o conhecimento da abordagem de saúde única em diferentes instâncias da sociedade, de maneira que estejamos mais capacitados para enfrentar questões sociais e de saúde pública que envolvam a saúde humana, animal e ambiental.

“A partir desta expertise se dará a colaboração da RSU com o Observatório de Comunicação de Crise, produzindo informação no âmbito da prevenção de crises e comunicação de risco”, destacou a coordenadora da Rede Saúde Única do RS, Joyce Schramm.

Voltar ao topoVoltar