Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede Go Fair Brasil Saúde do Icict/Fiocruz é signatária da Declaração de Barcelona


14/06/2024

Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Coordenada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), a Rede Go Fair Brasil Saúde é uma das signatárias do acordo internacional sobre a abertura da informação de pesquisa - a Declaração de Barcelona. No ato, que contou com representantes de instituições de pesquisa, financiadoras e outras organizações, os presentes assumiram o compromisso de “transformar como a informação de pesquisa é utilizada e produzida”. 

A coordenadora da Rede Go Fair Brasil e da Rede de Bibliotecas Fiocruz, Viviane Veiga, afirma que ainda é cedo para falar sobre o impacto da Declaração no Brasil, porque apenas duas organizações brasileiras assinaram o Acordo até o momento, o [Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia] Ibict e a Rede Go Fair Brasil Saúde”. No entanto, ela destaca a importância da declaração, “porque o sistema de comunicação científica precisa de transformação e estes compromissos precisam ser estabelecidos para uma sociedade mais justa, com uma produção científica aberta e acessível para toda a sociedade”, afirma.

A Declaração é composta de quatro compromissos básicos: 1) Faremos da abertura o padrão para as informações de pesquisa que usamos e produzimos; 2) Trabalharemos com serviços e sistemas que apoiam e permitem informações de pesquisa abertas; 3) Apoiaremos a sustentabilidade das infraestruturas para informação de investigação aberta; e 4) Apoiaremos ações coletivas para acelerar a transição para a abertura da informação de investigação. 

Para a coordenadora, “os compromissos apresentados se juntam a outros movimentos que ganham força na mudança de um sistema fechado de informação científica, valorizando a abertura, diversidade, o multilinguismo e a apoiam a reprodutibilidade da pesquisa”. 

Leia mais no site do Icict/Fiocruz

Voltar ao topoVoltar