Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Projeto da Fiocruz abre chamada para coletivos literários periféricos da região Norte


05/06/2024

Compartilhar:

A Periferia Brasileira de Letras (PBL), projeto coordenado pela Cooperação Social da Fiocruz, abre chamada pública para coletivos de literatura de territórios periféricos da região Norte do país que sejam atuantes na área do livro, leitura, escrita, biblioteca, literatura e oralituras que sejam organizados formalmente ou informalmente. Esta chamada é fruto da parceria da Cooperação Social com a Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura (Minc). O coletivo selecionado irá integrar a rede PBL contará com uma bolsa durante 6 meses para participar dos ciclos de pesquisa. O regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis no site da Periferia Brasileira de Letras, e as inscrições estão abertas até o dia 17 de junho. 

Ao todo, serão seis meses de atividades presenciais e virtuais. O representante do coletivo selecionado receberá bolsa de estudos mensal e, para seu cumprimento, é fundamental ter acesso à internet e equipamento para participar das atividades virtuais. 

Quem pode participar? 
Organizadores de saraus poéticos; 
Rodas de slam, hip hop e batalhas de rima; 
Grupos de contação de histórias; 
Bibliotecas comunitárias e editoras independentes; 
Grupos de poetas de rua, museus e espaços culturais focados em literatura; 
Clubes de leitura e Rodas de Leitura 
Oficinas de escrita literária e todos os coletivos que atuam na cena cultural literária e periférica. 

Como se inscrever: 
Apenas uma pessoa física, com conta corrente ativa, deverá ser o representante para receber o valor da bolsa de estudo nos seis meses da etapa da Pesquisa PBL. Para se inscrever, o coletivo e/ou grupo, formalizado ou não, deve ter no mínimo um ano de atuação na área da leitura, livro e literatura, ter um portfólio com imagens postadas em redes sociais de eventos realizados, publicações e/ou calendário de atividades regulares e atuar em território de favela ou periferia na região norte. Ademais, preencher corretamente o formulário de inscrição e entregar até a data limite, que é 17 de junho. 

Confira na íntegra a Chamada Pública.

Periferia Brasileira de Letras 

A Periferia Brasileira de Letras (PBL) é uma iniciativa da Cooperação Social da Fiocruz. O objetivo principal da rede é a disputa por políticas públicas no campo do livro, leitura, escrita, literatura e bibliotecas para territórios periféricos. Atualmente, a rede é composta por 12 coletivos literários que atuam nas periferias e favelas de oito estados. 

A PBL se organiza a partir de uma rede composta por coletivos literários que atuam em territórios de alta vulnerabilidade social. Com presença nacional, essa rede busca a territorialização de políticas públicas e a produção de conhecimento (pesquisas, seminários e publicações) sobre literatura em favelas e periferias brasileiras, tendo, para isso, dois conceitos centrais para sua atuação: a Promoção da Saúde e a Promoção da Literatura. 

Fazem parte da PBL: rodas de slam, batalhas de rima, bibliotecas comunitárias, editoras independentes, saraus e recitais poéticos, residências literárias, rodas de leitura, coletivos de teatro de rua e festivais literários; pois entende-se que as muitas formas de se organizar – e mobilizar pessoas – com a palavra poética levam para um mesmo sentido político: a ampliação da democracia dentro das favelas, vilas, comunidades e quebradas brasileiras. Finalmente, dialoga com a proposição de Antonio Candido, da defesa da literatura como um direito humano. 

Cooperação Social da Presidência da Fiocruz 

A Coordenação de Cooperação Social (CCSP) é o órgão da Presidência da Fiocruz que assume o compromisso de interagir com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e o poder público para desenvolvimento de estratégias e iniciativas em escala local, regional e nacional que contribuam no enfrentamento e redução das desigualdades e iniquidades sociais em saúde. 

Serviço:
Periferia Brasileira de Letras 
Período de inscrições: 17 de maio a 17 de junho; 
Formulário de inscrição
Regulamento completo

Voltar ao topoVoltar