Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Programa de Pesquisa Translacional promove debate sobre Doença de Chagas, em parceria com Ministério da Saúde


24/06/2024

Por Emerson Rocha - Comunicação VPPCB

Compartilhar:


O Programa de Pesquisa Translacional em Doença de Chagas (Fio-Chagas), ligado à Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) da Fiocruz, fez uma parceria com o Grupo Técnico em Doença de Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde e Meio Ambiente, do Ministério da Saúde. Com essa cooperação, foi organizado o "III Reunião Anual dos Grupos Técnicos em Doença de Chagas do Brasil", no último dia 18 de junho, via plataforma virtual Zoom e transmitida pelo canal oficial da Fiocruz, no YouTube. O objetivo do evento foi de compartilhar experiências entre os estados do país no combate à doença de Chagas em uma discussão abrangente no tema "Uma só Saúde".

A abertura foi conduzida por uma das coordenadoras do Fio-Chagas, Rita Souza, da Fiocruz Minas. Ela fez a apresentação dos participantes da mesa, como o assessor da VPPCB, Wim Degrave, que é consultor científico da Rede de Programas de Pesquisa Translacional e Pesquisador da Rede de Plataformas.

"Muito bom ter mais essa edição do encontro para troca de experiências, pontos de vista, descrição de situação e planejamento para que possamos conseguir multiplicar as ações, na parte analítica, acompanhamento do paciente e desenvolvimento de novas soluções e abordagens nos diferentes estados. É de extrema importância no combate à Doenças de Chagas e amenizar os impactos sobre os pacientes", finalizou.

Quem também participou da abertura do evento foi a representante do Grupo de Trabalho de Chagas, do Ministério da Saúde (MS), Rafaella Alburquerque. Logo em seguida, duas palestras foram apresentadas: "Perspectiva do Ministério da Saúde na implementação da abordagem de Uma Só Saúde", com a Coordenadora Geral de Vigilância de Zoonoses e doenças de transmissão vetorial do MS; e "Vigilância em perspectivas de uma só saúde: experiência em territórios do projeto IntegraChagas Brasil", com a Coordenadora Operacional do Projeto IntegraChagas Brasil, Eliana Amorim de Souza.

Os participantes tiveram oportunidade de fazer perguntas as palestrantes. O debate gerou muitas explicações e troca de ideias entre os profissionais e interessados no tema sobre Chagas e Saúde Única. Além das palestras, a reunião também proporcionou uma troca de experiências entre as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Foram quatro apresentações:

- Eixos da Vigilância Epidemiológica da Doença de Chagas no Estado do Tocantis, Anália Fagundes Gomes (SES-TO);
- Experiências da Vigilância e Controle da Doença de Chagas no Estado do Ceará, Cláudia Bezerra Mendonça (SES-CE);
- Vigilância da Doença de Chagas no Rio Grande do Sul, Cleonara Bedin (SES-RS);
- Controle de Doença de Chagas no Estado do Maranhão, Monique Pinheiro Maia Silva (SES-MA).

Após as apresentações, foi aberto um espaço para discussão, comentários e encaminhamentos. Assista a reunião completa no YouTube da Fiocruz:

Voltar ao topoVoltar