Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

A partir de junho na Cooperação Social


10/06/2024

Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz (Luiza Toschi)

Compartilhar:

A partir de junho na Cooperação Social 

Saiba mais sobre as atividades dos projetos previstas para os próximos meses.

Periferia Brasileira de Letras convoca a Região Norte 

MapaDescrição gerada automaticamente

Até o dia 17 de junho estão abertas as inscrições para coletivos literários periféricos da Região Norte que queiram integrar a rede da Periferia Brasileira de Letras e participar das atividades de debate e pesquisa promovidas pelo projeto. A participação será contemplada com bolsa de pesquisa durante 6 meses. Acesse o Link para inscrição

Radar Saúde Favela

Projeto publicou revista, episódios de podcast e lançará documentário.

Leia | Presenças indígenas e afroindígenas em centros urbanos é tema da nova edição da revista. 

Ouça | Podcast entrevista Beto Oliveira, amazonense afroindígena, farmacêutico, fotógrafo e artista visual. 

Ouça | Podcast Arte indígena com Moara Tupinambá

12/06 | Documentário sobre Desaparecimentos forçados na Baixada Fluminense será exibido na Tenda da Ciência.

Jornal Fala Manguinhos!

Depois de ter sua identidade visual repaginada, receber 13 novos voluntários e promover novas articulações com lideranças locais, o Jornal Fala Manguinhos está voando! Em agosto (dias 1 e 2), participará da 2ª Conferência de Jornalismo de Favela e Periferias que acontecerá em Salvador/BA, com apoio do Consulado Geral dos EUA.  


 

Até maio na Cooperação Social 

Saiba mais sobre as atividades por área realizadas pelos projetos entre janeiro e maio de 2024. 

COMUNICAÇÃO

Mapeamento de coletivos de comunicação comunitária no RJ 

TextoDescrição gerada automaticamente

O projeto “Geração Cidadã de Dados: Comunicação Comunitária para Promoção da Saúde” recebeu 27 respostas ao formulário “Cartografia dos coletivos de comunicação comunitária da AP 3.1”, divulgado nos meses de março e abril. As informações vão orientar o mapeamento dos coletivos atuantes na Área Programática 3.1 da cidade do Rio de Janeiro - que engloba cerca de 30 bairros. 

O mapa será criado na Vicon-Saga, uma plataforma de código aberto onde esses coletivos serão georreferenciados em seus respectivos territórios de atuação. O acesso ao mapa será público e deverá ser divulgados entre os meses de junho e julho. Saiba mais. 

Resultados parciais do projeto foram apresentados no I Colóquio Internacional de Comunicação Comunitária, organizado pelo Laboratório de Estudos de Comunicação Comunitária da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LECC/ECO/UFRJ) entre 13 e 15 de maio. 

TextoDescrição gerada automaticamente

Canal Cidades em Movimento registra memória de eventos 

A plataforma é um portal de fomento ao diálogo e memória dos projetos ligados à Cooperação Social. Abaixo é possível acessarAcesse três conteúdos armazenados recentemente no canal no YouTube. 

Interface gráfica do usuário, SiteDescrição gerada automaticamente

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assista ao documentário "Saúde antirracista na favela, é possível?"

MapaDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assista ao debate "Mínimo vital de água"

Tela de celular com texto preto sobre fundo brancoDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

 

 

 

 

 

 

 

 

Assista à conversa "Periferia Brasileira de Letras na Bahia: inovações na participação social"

CULTURA

Pessoas na rua segurando cartaz "Encontro Nacional Periferia Brasileira de Letras Salvados 2024". Na imagem um grupo de pessoas, está em um cortejo com bonecos de olinda, cartazes e bandeira escrito "A rua é o Museu!"

Encontro Nacional da Periferia Brasileira de Letras reuniu coletivos de artistas em dois dias de evento em Salvador/BA 

Nos dias 11 e 12 de abril, o 1º Encontro Nacional da Periferia Brasileira de Letras (PBL) reuniu representantes dos 12 coletivos literários que compõem a Rede PBL para mesas de debate, apresentações artísticas e uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia. Estiveram presentes também autoridades do poder público da Bahia, da Academia de Letras da Bahia, da Fiocruz e lideranças de coletivos e movimentos culturais. Saiba mais. 

DESENVOLVIMENTO DE TERRITÓRIOS SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS

Cachoeira em meio à vegetaçãoDescrição gerada automaticamente com confiança média

Projeto Tecnologias Sociais em Saúde realiza ciclo de oficinas e mapeamento de nascentes no Complexo do Lins 

Em março, o projeto Tecnologias sociais em saúde na Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha no Complexo do Lins realizou oficinas a partir da cartilha Caminho das Águas para discutir a construção participativa de tecnologias sociais, de políticas públicas e a defesa da água como direito humano. No evento foi apresentado o mapa das nascentes e o estudo das condições de saneamento do território. 

Participação em Audiência Pública na Alerj e em Assembleia Aberta Consultiva para a população 

Em 12 de abril, lideranças de diversos territórios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro estiveram na  Audiência Pública “O Cumprimento das Leis Climáticas do Estado do Rio de Janeiro”, para cobrar pela efetivação de medidas de mitigação e adaptação para enfrentar as mudanças climáticas que têm impactado o estado. A Cooperação Social esteva representada pela presença da pesquisadora Rejany Ferreira.  

Ela também esteve em evento organizado pelos quatro Comitês de Monitoramento das Áreas de Concessão dos Serviços Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. A Assembleia Aberta Consultiva para População do Estado aconteceu em 30 de abril. 

Rejany Ferreira dos Santos contribuiu em quatro artigos que integram o livro “Saneamento, Saúde e Ambiente”, lançado no dia 5 de maio. A publicação foi organizada por Natasha Berendonk Handam e Adriana Sotero, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). Leia.

Participação no XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de janeiro (ECOB 2024) 

Placa de propagandaDescrição gerada automaticamente com confiança média

 

 

 

 

A pesquisadora Rejany Ferreira apresentou a atuação do projeto Tecnologias Sociais em Saúde na Bacia Hidrográfica do Canal do Cunha no Complexo do Lins no evento que aconteceu entre os dias 17 e 24 de abril no Museu do Amanhã, Rio de Janeiro. Com organização do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), o encontro teve como tema “Integração pelas águas: Governança, Planos e Territórios”. Assista à apresentação. 

Multidão de pessoasDescrição gerada automaticamente

Sonhos periféricos é tema de I Encontro Preparatório da Jornada Científica Favelades Universitáries 2024 realizado na Nave do Conhecimento Engenhão 

Em 18 de maio aconteceu uma das três etapas preparatórias para a Jornada Científica Universitáries Favelades, promovida pelo Fórum Favela Universidade e pelo projeto Tecendo Diálogos, coordenado pela Cooperação Social da Presidência da Fiocruz. Leia e assista.

Até maio de 2024, além deste, o projeto Tecendo Diálogos realizou oito eventos públicos para moradores de favelas e periferias ao lado do Fórum de Pré-vestibulares Populares do Rio de Janeiro (FVPV-RJ), o Fórum Favela Universidade (FFU), o GT de Saúde Mental e o recém criado GT de Formação Política. Os encontros aconteceram no Museu da Vida Fiocruz, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, na sede de pré-vestibulares populares em Nova Iguaçu e Praça Seca, em reunião online e até em um cinema em Botafogo. Saiba mais sobre as ações do projeto nas redes sociais do FVPV-RJ e do FFU. 

Jornal Fala Manguinhos!

No dia 27 de abril, o Jornal Fala Manguinhos deu início ao curso de formação de comunicadores populares de Manguinhos, em uma articulação da Cooperação Social com o Canal Saúde. Os encontros temáticos acontecem aos sábados na Rede de Empreendimentos Sociais integrando ações em defesa da comunidade (Rede CCAP). 

DIREITOS HUMANOS

Grupo de pessoas em péDescrição gerada automaticamente com confiança média

Durante os meses de abril e maio a equipe do projeto Cuidar de quem cuida realizou rodas de conversa nos territórios de Boa Esperança (Seropédica), Maré (Rio de Janeiro), Jardim Anhangá (Duque de Caxias) e Salgueiro (São Gonçalo) com o objetivo de mapear os dispositivos de cuidado em saúde mental disponíveis para acolhimento dos defensores de direitos humanos e promoção da saúde nestes territórios. 

Oficina para realização de nova Cartografia Social 

Grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesaDescrição gerada automaticamente

No dia 11 de maio, no Museu da Vida Fiocruz, aconteceu a primeira das seis oficinas de elaboração do mapeamento das iniquidades em saúde relacionadas as violações em Direitos Humanos e das possibilidades de trabalho em parceria entre defensores populares de direitos humanos no estado do Rio de janeiro. 

Participação em encontro internacional 

Homem com a boca abertaDescrição gerada automaticamente com confiança baixa

Entre 24 e 26 de abril, os coordenadores do projeto Pessoas com Deficiência, Território e Políticas Públicas participaram do 2º Encuentro de saberes y sentipensares de la dis-capacidad en América Latina, na Cidade do México. O evento debateu a promoção de políticas voltadas para a saúde e a garantia de direitos das pessoas com deficiência na América Latina.

EDUCAÇÃO

Grupo de pessoas sentadas em cadeirasDescrição gerada automaticamente
Projeto Saúde na Favela na Perspectiva Antirracista distribui cartilha e promove debates em diversas regiões do Rio de Janeiro 

Em parceria com o Movimento Negro Unificado, a Cooperação Social coordena projeto que produziu e está distribuindo exemplares impressos da Cartilha “Saúde na Favela numa perspectiva antirracista” junto a movimentos e lideranças sociais no Estado do Rio de Janeiro. Apenas em maio, o material circulou no Complexo do Alemão, na Lapa e na Rocinha, e nos municípios de Casimiro de Abreu e São Gonçalo. 

JUVENTUDE

Grupo de pessoas sentadas em cadeirasDescrição gerada automaticamente
Viver SUS: Experiências em três estados encerram programação 

Experiências imersivas em equipamentos do SUS e visitas a atores sociais que colaboram com a política de saúde reúnem 72 jovens universitários em atividades formativas relevantes para a defesa da saúde pública, reforma curricular das graduações na área de saúde e construção de uma política de saúde das juventudes. Entre fevereiro e março deste ano, Distrito Federal, Espírito Santo e Rio Grande do Sul anfitriaram os últimos grupos da programação 2023-2024 do projeto realizado em parceria entre o Levante Popular e a Agenda Jovem Fiocruz, coordenada pela Cooperação Social. 

Finalizados três estudos de prospecção de política de saúde sobre juventude 

Em parceria com a Agenda Jovem Fiocruz (AJF), as secretarias estaduais de Saúde, Juventude e Promoção da Igualdade Racial da Bahia, do Ceará e do Rio Grande do Norte apresentaram os resultados da prospecção de uma política de cuidado para jovens e adolescentes em seus estados. Os estudos são a primeira etapa na elaboração de uma linha de cuidado específico para os jovens e adolescentes na Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS). 

  • Veja resultados da Bahia
  • Veja resultados do Ceará
  • Veja resultados do Rio Grande do Norte

Uma imagem contendo texto, segurando, homemDescrição gerada automaticamente 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a Agenda Jovem Fiocruz (AJF) lançou a Cartilha das Juventudes & Saúde LGBTQIAPN+ em Alagoas. Com 48 páginas, o documento foi elaborado por jovens do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Gênero e Sexualidade a partir do projeto “Saúde de jovens LGBTQIAPN+ em Alagoas” da AJF. 

A Agenda Jovem Fiocruz coordenou o GT de Saúde e participou do GT de Trabalho e Renda do Seminário de Construção do Plano Nacional de Juventude, realizado pela Secretaria Nacional de Juventude em parceria com a Unirio nos dias 13 e 14 de maio. 

NA MÍDIA

Acesse os conteúdos publicados na mídia sobre os projetos ligados à Cooperação Social 

  • Chamada Pública da Periferia Brasileira de Letras no programa Bom Dia RO (TV Globo) 
  • Participação do Jornal Fala Manguinhos no programa Bom dia Favela da Band Rio 
  • No programa EcoAr (RádioCom), Rejany Ferreira fala sobre saúde e educação ambiental 
  • Conversa sobre atuação dos conselhos locais de saúde no programa Sala de Convidados (Canal Saúde). 

 

 

Voltar ao topoVoltar