12/06/2024
Coordenação de Comunicação Social (CCS/Fiocruz)
A Comissão Especial do Conselho Deliberativo da Fiocruz, designada para acompanhar as discussões para o aprimoramento do plano de carreiras, campanha salarial e desenvolvimento institucional da Fundação, esteve reunida na tarde de terça-feira (11/6) com a ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, para tratar da atual proposta apresentada pelo Ministério da Gestão e Inovação no Serviço Público aos trabalhadores e rejeitada pela Asfoc-SN.
Os conselheiros manifestaram preocupação à ministra com a possibilidade de perda comparativa de atratividade e capacidade de fixação do Plano de Carreiras (foto: Divulgação)
A Comissão registrou a importância de o governo ter apresentado uma proposta no âmbito da Mesa Específica e Temporária de Negociação, mas expôs suas fragilidades. O presidente Mario Moreira participou do encontro e enfatizou que a proposta não é condizente com as entregas que vem sendo feitas pela Fiocruz ao governo e à sociedade, especialmente considerando os desafios atuais e futuros da instituição. Os conselheiros manifestaram preocupação à ministra com a possibilidade de perda comparativa de atratividade e capacidade de fixação do Plano de Carreiras.
A ministra Nísia relatou suas interações anteriores com a Ministra Esther Dweck, mas ressaltou que, diante da proposta concreta do governo, tornará a tratar do assunto. A Ministra reafirmou seu total apoio ao pleito dos trabalhadores da Fiocruz. Está agendada para quinta-feira da próxima semana (20/6) uma reunião da Comissão do CD com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Reunião com secretário de Gestão de Pessoas
Antes do encontro com a ministra da Saúde, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, e o diretor-executivo, Juliano Lima, estiveram com o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr. Na reunião, a Presidência ressaltou a importância de haver retorno à Mesa de Negociação com os trabalhadores da Fiocruz, o mais breve possível. O presidente e o diretor-executivo falaram também sobre as expectativas institucionais de que a proposta apresentada pelo MGI seja melhorada. O secretário informou que já haviam definido data de retorno e que a Asfoc-SN seria notificada em breve.
Mais em outros sítios da Fiocruz