Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Universidades e Rede Saúde Única da Fiocruz criam programa de combate a fake news no RS


27/05/2024

Ministério da Educação (MEC), com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da UFSCar

Compartilhar:

Uma parceria que envolve dez universidades federais e a Rede Saúde Única, vinculada à Fiocruz, lançou a série de programas Comunicação Universitária em Rede - Emergência Climática Rio Grande do Sul. Com 12 episódios, o projeto conversa com especialistas de diversas áreas sobre a crise climática para propor análises e soluções, além de combater fake news. Os programas são transmitidos ao vivo, ancorados a partir do estúdio da Rádio UFSCar, em São Carlos (SP). Eles vão ao ar diariamente, entre 17h e 17h30, pela 95,3 FM e no site da rádio. Depois disso, o conteúdo é postado nos agregadores de conteúdo digitais, podendo ser utilizado no formato podcast por emissoras públicas de todo o Brasil. 

Programa de rádio que traz informações científicas sobre a emergência climática vai ao ar na Rádio UFSCar, além de ser disponibilizado como podcast em agregadores digitais (foto: Rádio UFSCar)
 
 

A ideia é produzir conteúdo de qualidade com informações diárias sobre a previsão climática, cuidados com a saúde de pessoas e animais e outras necessidades da população, por meio de entrevistas com pesquisadores das universidades federais. Os episódios trazem informações de utilidade pública, como redes de apoio e serviços disponíveis, além de formas de contribuir com doações e trabalho voluntário. A fim de enfrentar as notícias falsas que dificultam o cenário de emergência climática, o programa faz checagem de fatos e contrapõe informações inverídicas com conhecimento científico.  

Para o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil, a iniciativa mostra a força e a importância das universidades federais em situações de crise, como a que o Rio Grande do Sul atravessa. “Por meio desse projeto, o conhecimento científico é colocado em foco e fomenta um diálogo essencial para enfrentar os desafios ambientais e a desinformação”, afirmou. 

“Entendemos o projeto para além de um programa de rádio. A produção é o que nos une e nos manterá mobilizados, mas a força da proposta está nessa dimensão de rede e na mobilização de cientistas e de toda a comunidade acadêmica das universidade federais, que respondem por mais de 90% da pesquisa realizada no Brasil. Mostramos, na pandemia, como somos essenciais no enfrentamento de crises como a que, infelizmente, estamos vivendo no nosso país neste momento”, enfatizou Mariana Pezzo, que é diretora do Instituto da Cultura Científica (ICC), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e uma das coordenadoras da iniciativa.  
 
Instituições participantes

O podcast é fruto de uma parceria que envolve a Rede Saúde Única, da Fiocruz-RS, e as Universidades Federais de São Carlos (UFSCar); Fluminense (UFF); de Santa Maria (UFSM); da Fronteira Sul (UFFS); de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA); do Pampa (Unipampa); do Rio Grande (Furg); de Pelotas (UFPel); do Rio Grande do Sul (UFRGS); e do ABC (UFABC). 

O contato com a equipe de produção, para sugestões de pautas e outras informações, pode ser feito pelo e-mail culturacientifica@ufscar.br ou pelo WhatsApp (16) 3351-8120. 

Voltar ao topoVoltar