Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Revista Poli discute direitos dos trabalhadores por aplicativo


13/05/2024

Fonte: EPSJV/Fiocruz

Compartilhar:

Capa da revista tem a foto de um entregador do Iffod em uma moto e um carro particular usado para transporte de passageiros

Está em debate neste momento, em meio a uma grande polêmica, um Projeto de Lei (PLP 12/24) apresentado pelo governo federal ao Congresso Nacional com a proposta de regulamentar a atividade dos motoristas de aplicativos de passageiros. Além de discutir as críticas que trabalhadores, juristas e pesquisadores têm feito ao texto, a reportagem de capa desta edição da Poli traz um retrato do trabalho por plataformas no Brasil, que engloba cerca de 1,5 milhões de trabalhadores, dos quais 704 mil prestam serviço de passageiros – como Uber e 99 – e 589 mil atuam como entregadores.

Na editoria de Saúde, o tema é o uso racional de medicamentos, com destaque para os antibióticos, numa matéria que mostra o quanto esse quadro se agravou durante a pandemia de Covid-19.

Na Entrevista desta edição, a professora da Universidade Federal Fluminense Ynaê dos Santos detalha o conceito de racismo estrutural e explica de que forma ele organiza a sociedade brasileira. Ela rejeita a ideia de que atitudes racistas são casos isolados e restritos aos indivíduos e defende que tanto as pessoas quanto as instituições sejam responsabilizadas por seus atos.

A Educação Profissional é tema de duas reportagens. A primeira trata dos impactos da Reforma do Ensino Médio sobre essa modalidade de ensino, principalmente a partir das mudanças que o texto sofreu com a aprovação de um substitutivo ao Projeto de Lei 5.230/23, que modifica aspectos da Reforma.  

Já a segunda trata dos cursos agrícolas dos Institutos Federais, principais instituições de oferta do ensino profissional fora das áreas urbanas no país. E a matéria mostra que, com o anúncio da criação de 100 novos Institutos pelo país, volta à tona os critérios a partir dos quais se pode classificar os IFs como rurais.

A reportagem da série especial sobre a 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CNGTES), que ocorrerá em dezembro em Brasília, trata “participação social”, tema do primeiro eixo do documento orientador da Conferência, com um balanço de conquistas e desafios para a área desde a edição anterior, realizada em 2006.

Por último, na seção ‘O que é, O que faz’, a revista apresenta o ACNUR, Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, instância da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por promover o acolhimento e a garantia dos direitos humanos de refugiados e de pessoas forçadas a se deslocar.

A Revista Poli é uma publicação jornalística bimestral editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), unidade técnico-científica da Fiocruz. A assinatura pode ser feita de forma gratuita no site da Escola.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar