17/05/2024
Fonte: Nippis (Divulgação)
Arte: Nippis/Icict/Fiocruz
A tecnologia assistiva (TA) pode mudar as vidas das pessoas que precisam dela. Ela visa a autonomia, independência e qualidade de vida, podendo ser um produto, uma metodologia ou um serviço. O acesso à TA é um direito humano fundamental e sua necessidade está aumentando rapidamente, à medida que as populações envelhecem.
Devido a relevância deste tema é que o programa Ecoar – Diálogos de Cidadania do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz & UNIFASE) vai dedicar o episódio 23 ao “Universo das tecnologias assistivas”.
No dia 22 de maio (quarta-feira), às 14h, o apresentador Tuca Munhoz irá conversar com Fernando Botelho, especialista em programas para tecnologia assistiva da UNICEF em Nova Iorque, e Luciano Oliveira dos Santos, estudante de Engenharia de Tecnologia Assistiva e Acessibilidade na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Eles irão dar um panorama atual da TA no Brasil, com foco nas que são gratuitas ou de baixo custo.
O programa destaca também o Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), plataforma que reúne dados sobre as pessoas com deficiência para elaboração de políticas públicas, desenvolvimento de pesquisas e empoderamento da população por meio da informação.
Como assistir: transmissão ao vivo nos canais da Videosaúde Distribuidora da Fiocruz e da UNIFASE no YouTube.
www.youtube.com/c/VideoSaúdeDistribuidoradaFiocruz
Formato
Programa de entrevistas ao vivo com duração de 45 minutos, autodescrição feitas pelos participantes do programa, intérprete de LIBRAS e estenotipia (legendagem ao vivo).
Mais em outros sítios da Fiocruz