Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz recebe representantes do hub de inteligência epidemiológica da OMS


13/05/2024

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A Fiocruz recebeu, na quinta-feira (2/5), uma delegação do Centro Global de Inteligência para Pandemias e Epidemias da Organização Mundial da Saúde (OMS) para uma reunião sobre o estágio atual e os próximos passos da cooperação bilateral firmada entre as instituições no ano passado. A vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), Maria de Lourdes Oliveira, recebeu a comitiva, liderada pela chefe da Unidade de Insights e Análises (IAA), Julia Fitzner.

Representantes da OMS e da Fiocruz no campus de Manguinhos (foto: Pedro Linger)

Em maio de 2023 a Fiocruz e a OMS assinaram um memorando de entendimento que estabeleceu as bases da cooperação internacional a ser desenvolvida entre a Fundação e o hub, com sede em Berlim. A colaboração tem como pontos centrais o desenvolvimento e o fortalecimento da vigilância global, preparação para epidemias e pandemias e integração de dados de vigilância. O acordo tem duração de cinco anos e compreende áreas como vigilância, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, informação e comunicação.

Durante a reunião, a vice-presidente Maria de Lourdes fez uma apresentação institucional da Fiocruz, ressaltando a complexidade da Fundação, as missões institucionais e as diversas áreas com as quais a cooperação com o hub poderia ser ampliada, como vigilância, controle de vetores e outros sistemas de alerta precoce. Neste sentido, ressaltou, entre outros, a relevância dos trabalhos de monitoramento e análise do InfoGripe, voltado para vírus respiratórios, do InfoDengue, para arboviroses; e da análise de dados do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para a Saúde (Cidacs/Fiocruz) que já integram as atividades do hub.

Leia a matéria completa na Agência Fiocruz de Notícias.

Voltar ao topoVoltar