Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz celebra parceiras para o desenvolvimento da Plataforma de mRNA


21/05/2024

Aryanne Valenzuela (Escritório de Captação de Recursos/Fiocruz)

Compartilhar:

A Fiocruz celebrou, na última terça-feira (14/5), as parcerias firmadas para o desenvolvimento da plataforma de mRNA, em evento realizado com o apoio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e do Escritório de Captação de Recursos (EC/Fiocruz). O encontro reuniu representantes de empresas, órgãos do poder público, agências multilaterais e fundações que contribuíram com o projeto. 

Encontro reuniu representantes de empresas, órgãos do poder público, agências multilaterais e fundações que contribuíram com o projeto (foto: Divulgação)

 

Diretor executivo da Fiocruz, Juliano Carvalho iniciou a celebração destacando a importância da parceria entre o setor público e privado para projetos que visam a melhora da qualidade de vida e da saúde da população. 

O diretor de Bio-Manguinhos, Mauricio Zuma, fez uma breve saudação e relembrou o processo de seleção da Fiocruz pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em setembro de 2021, como um centro para desenvolvimento e produção de vacinas com tecnologia de RNA mensageiro na América Latina. “Estamos celebrando a plataforma RNA de Bio-Manguinhos com muita felicidade, pois os resultados são muito promissores e acreditamos que vamos estar em destaque não somente no Brasil, mas na América Latina como um todo, puxado pela Organização Pan-americana de Saúde [Opas], que também está aqui presente”.

A líder científica do projeto RNA de Bio-Manguinhos, Patrícia Neves, fez uma apresentação sobre o andamento do desenvolvimento da Plataforma de mRNA. Em seguida os representantes do Ministério da Saúde, do Ministério Público do Trabalho, do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), da Opas/OMS, da Embaixada da Alemanha e das empresas DEG Invest, Shell e Ambev receberam uma homenagem da Fiocruz, por meio do líder geral do Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz, Luis Fernando Doandio. Os participantes puderam conhecer a planta produtiva da plataforma RNA.

Para encerrar a celebração, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, parabenizou o trabalho realizado pelas equipes do Escritório e o de Bio-Manguinhos, e destacou a diversidade das parcerias. “Isso nos traz a palavra de agradecimento, mas traz junto uma prova de responsabilidade de como a gente devolve a sociedade e aos nossos parceiros informações como essas prestadas aqui. Transparência na utilização de recursos é muito importante para a gente ir desenvolvendo os processos para lidar com eles”. 

Rede de Apoio 

A união de esforços entre o setor público e o privado foi responsável por um investimento superior a R$50 milhões, valor que, somado ao investimento do Ministério da Saúde, potencializaram o desenvolvimento da plataforma que colocará o Brasil na vanguarda da pesquisa e do desenvolvimento de imunobiológicos de última geração. A RD Saúde e a B3 Social também contribuíram com o projeto, porém, não compareceram ao evento. 

Voltar ao topoVoltar