Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Doação de Leite Humano: um gesto de amor que salva vidas prematuras


15/05/2024

Por: Mayra Malavé-Malavé (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), no Rio de Janeiro, reforça a campanha de doação de leite humano lançada neste mês pelo Ministério da Saúde (MS), o objetivo é sensibilizar mulheres que estejam em fase de amamentação a se tornarem doadoras para assim manter os volumes necessários para alimentar os recém-nascidos prematuros ou pré-termos (aqueles que nascem antes das 37 semanas de gravidez), internados em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), que por causas de saúde não podem ser amamentados pela própria mãe.

Este ano o slogan “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida” foi selecionado com ampla participação da sociedade, o processo de escolha contou com participantes de diversos países. Uma grande construção coletiva em prol da doação de leite humano. A autora do slogan vencedor é Maria Emilia Berganza Brusquetti, da cidade de San Ignacio - Paraguai.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dependendo do peso do bebê prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez que for alimentado. Foto: Mayra Malavé

Importância da doação

Sobre a importância da doação e, portanto, da campanha, a coordenadora do BLH do IFF/Fiocruz, Danielle Aparecida da Silva comenta. “A doação de leite é indispensável para o bebê que a recebe, pois é um leite de qualidade nutricional elevada que vai ajudá-lo a sair desse período de risco. Os recém-nascidos prematuros que necessitam dessa doação, consomem um volume de leite muito baixo, de 2 a 5mL, a cada duas, três horas, então uma mãe que esteja amamentando consegue ajudar mais de um bebê se doar um pouquinho por semana”.

Considerando que o nascimento prematuro se tornou a principal causa de mortes infantis, representando um em cada cinco de todos os óbitos antes dos 5 anos de idade, e que na última década, entre 2010 e 2020, o mundo registrou 152 milhões de partos de bebês prematuros, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), “resulta urgente o apoio com a alimentação desses bebês, que precisam do leite doado para sobreviver”, enfatiza Danielle Aparecida.

Sem suficientes mães doadoras, infelizmente a queda dos estoques acontece, o que prejudica o aprovisionamento de leite aos bebês prematuros, de baixo peso ou portadores de patologias, internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (Utins), colocando assim em risco a nutrição e desenvolvimento desses pequenos que só contam com leite doado para se alimentar, por isso, a necessidade de manter sempre os estoques bem provisionados.

Como se tornar uma doadora

As mães em fase de amamentação interessadas em doar e que produzem um volume de leite maior do que seu próprio filho precisa, podem entrar em contato com o BLH mais próximo a sua residência e realizar um cadastro mediante apresentação dos últimos exames de sangue. A equipe orientará sobre a forma correta de coletar o leite. Também podem entrar em contato através do telefone 0800 026 8877 ou ligando para o número 136. No Rio de Janeiro, o contato pode ser feito de forma presencial no prédio do IFF/Fiocruz, na Av. Rui Barbosa 716, bairro Flamengo, ou pelo telefone (21) 2554-1703 e WhatsApp: (21) 9 8508-6576.

Acesse o site da Rede Global de Bancos de leite Humano (rBLH), confira o passo a passo para a coleta, e conheça a localização dos BLHs nas diferentes regiões do Brasil.

Celebrando a generosidade

Neste contexto da celebração do Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19/5), nos dias 21 e 22 de maio, o BLH do IFF/Fiocruz realizou um evento para refletir sobre a importância dessas doações, aproveitando o encontro para informar sobre a necessidade de doações e incentivar a mulheres em fase de amamentação a se tornarem doadoras.

O evento, realizado no Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), reuniu pessoas doadoras de leite humano, pais e mães de bebês receptores de leite doado e profissionais de saúde das diferentes áreas de Atenção do Instituto. Além do debate sobre a relevância dessas doações para a vida e saúde dos recém-nascidos, sob o lema “você é fundamental para salvar vidas!”, o encontro serviu para homenagear tanto às pessoas doadoras, quanto aos trabalhadores do IFF/Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar