Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Comissão do CD cumpre agenda no Congresso Nacional


10/05/2024

CCS

Compartilhar:

       

 

 

À esquerda, Fabiana Damásio, Mario Moreira e Juliano Lima com o ex-ministro da Saúde presidente da Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Humberto Costa; à direita, Anamaria Corbo, Fabiana Damásio, Juliano Lima e Marco Menezes, com o presidente da Comissão de Saúde, senador Dr. Francisco 

Nos dias 7 e 8/5, a Comissão do Conselho Deliberativo da Fiocruz designada para acompanhar as discussões pela campanha salarial, aprimoramento do plano de carreiras e desenvolvimento institucional da Fundação cumpriu agenda no Congresso Nacional. Em audiências com senadores e deputados federais, a Comissão solicitou o apoio dos parlamentares junto ao Executivo na defesa da pauta apresentada pelos trabalhadores da Fiocruz, por meio da Asfoc-SN. A Comissão seguirá na próxima semana com agenda com o Executivo, em especial com os ministérios da Saúde, Gestão e Inovação no Serviço Público e com a Casa Civil. 

Durante as audiências, a Comissão destacou que, além das questões relacionadas à reposição de perdas salariais e valorização da remuneração dos servidores, que precisam ser reconhecidas pelo governo, há demandas importantes relacionadas ao aprimoramento da carreira da Fiocruz que merecem ser consideradas para que a Fiocruz permaneça como referência científica, tecnológica e industrial no campo da saúde em âmbito nacional e global. A receptividade ao pleito da Comissão foi positiva e os parlamentares se comprometeram a atuar junto ao Executivo para apoiar a Fiocruz.   

No Senado, a Comissão foi recebida pelo presidente da Comissão de Assuntos Sociais e ex-ministro da Saúde, Humberto Costa (PT/PE); pelo também ex-ministro da Saúde Marcelo Castro (MDB/PI); e pelo membro da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática e relator da PLDO/25, Confúcio Moura (MDB/RO). Na Câmara dos Deputados, as audiências foram com o presidente da Comissão de Saúde, Dr. Francisco (PT/PI); e com a presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nely Aquino (PODE/MG). 

A Comissão do Conselho Deliberativo é coordenada pelo presidente Mario Santos Moreira e tem como integrantes o diretor-executivo Juliano Lima; e os diretores da Escola Politécnica, Anamaria Corbo; do IFF, Antonio Meireles; da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio; de Farmanguinhos, Jorge Mendonça; da Ensp, Marco Menezes; da Fiocruz Bahia, Marilda Gonçalves; de Bio-Manguinhos, Maurício Zuma; pela coordenadora do Escritório Fiocruz Ceará; e pelo presidente da Asfoc-SN, Paulo Garrido.

 

 

 

 

No alto, o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, em audiência com o senador Marcelo Castro, ex-ministro da Saúde; Integrantes da Comissão do Conselho Deliberativo entregam carta para o senador Confúcio Moura e para a deputada federal Nely Aquino, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação ( Fotos Aspar/Fiocruz Brasília). 

Voltar ao topoVoltar