20/05/2024
Eric Andriolo (Agenda Jovem Fiocruz)
A Agenda Jovem Fiocruz (AJF) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) fizeram parte do Seminário para Elaboração do Plano Nacional de Juventude, organizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria Geral da Presidência da República. O coordenador da AJF, André Sobrinho, colaborou na condução do Grupo de Trabalho sobre Saúde.
Ao fim do seminário, os participantes elaboraram um plano de metas, objetivos e estratégias para a política de juventude. O ponto de partida foram as principais resoluções elencadas por jovens participantes da 4ª Conferência Nacional da Juventude, ocorrida em dezembro de 2023, em Brasília.
As discussões foram organizadas em grupos de trabalho temáticos (GTs) com pesquisadores, ativistas, representantes de movimentos da juventude e representantes da SNJ, além de gestores municipais e estaduais de políticas para a juventude de vários estados do Brasil.
“O plano resultante contempla incidência e capilaridade em todas as territorialidades brasileiras, com respeito às demandas da juventude”, avalia André Sobrinho, coordenador da Agenda Jovem Fiocruz. “Os atores da academia e da universidade pública puderam atuar com o que fazem melhor, passando toda a discussão pelo filtro da crítica acadêmica e politicamente engajada, qualificando o debate e todo o processo”, complementa.
“Foi importante a presença da Fiocruz em um evento como esse, para trazermos o tema da ciência e tecnologia, que é pouco debatida no campo da juventude. A iniciação científica na formação dos jovens é um tema extremamente importante que precisa ser pautado junto das outras questões da juventude.”, avalia Cristiane Braga, Coordenadora do Observatório de Juventude, Ciência e Tecnologia da EPSJV, que participou do GT de Saúde e Educação.
Também participaram do evento a coordenadora da Agenda Jovem, Luciane Ferrareto, e a pesquisadora da EPSJV, Rosa Neves.