Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Literatura e participação social em debate na plataforma Cidades em Movimento


02/04/2024

Cooperação Social da Fiocruz

Compartilhar:

Neste abril, acontecerá em Salvador o I Encontro Nacional da Periferia Brasileira de Letras, que reunirá seus coletivos integrantes e grupos literários baianos em uma programação que contará com seminários, cortejo cultural e audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia. A plataforma Cidades em Movimento, antecipando os diálogos que serão aprofundados no encontro, reunirá nesta quinta-feira (04/04), os dois representantes dos grupos baianos da PBL, Lara Nunes e Fabrício Brito, respectivamente do Slam das Mulé e d’A Pombagem; a poeta Má Reputação, do Slam das Minas Bahia; e, junto deles, a gestora pública Andressa Marques, coordenadora de livro e literatura da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura. 

O debate – mediado por Felipe Eugênio, pesquisador da Cooperação Social da Fiocruz – tratará das experiências inovadoras que têm marcado uma importante fusão entre cena literária e espaços de participação cidadã na Bahia. A inovação que se apresenta nas formas de mobilizar as pessoas e o modo como tais pólos de aglutinação lítero-cultural se tornam uma escola horizontal e de mutualismo pedagógico para o pensamento crítico, que miram para as periferias, especialmente para elas, horizontes de transformação. 

A Periferia Brasileira de Letras (PBL) é uma rede coletivos literários que atua em territórios de periferia. Sob a coordenação da Cooperação Social da Fiocruz, a PBL está presente em 8 estados, no que desenvolve pesquisas e estratégias para construir políticas públicas saudáveis. Uma das marcas dessa rede está na reunião de experiências inovadoras no campo da mobilização e formação cidadã. De diferentes formas, os coletivos literários que compõem a PBL (e que são diferentes entre si – bibliotecas comunitárias a slam, de teatro de rua a saraus poéticos) estão desenvolvendo tecnologias inovadoras para a participação social. Para além da temática do livro, da leitura e da literatura, os coletivos literários se tornam dínamos culturais (e sociais) de seus territórios periféricos. Contribuindo para pautas de luta contra o feminicídio e a misoginia, se movem na reivindicação de direito à cidade, atuam pela moradia digna, produzem conteúdos e ações antirracistas, a partir da cultura reivindicam direitos para a classe trabalhadora. 

A Plataforma Cidades em Movimento é uma iniciativa do Projeto de Promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis em Centros Urbanos, da Coordenação de Cooperação Social da Fiocruz. Baseado no conceito de Promoção da Saúde, a plataforma traz à público, por meio de debates entre especialistas e mobilizadores locais, questões sobre a vida nas favelas e periferias urbanas. 
 

PERIFERIA BRASILEIRA DE LETRAS NA BAHIA 

Data: 04/04 (quinta-feira) 

Horário: 15h 

Transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=TkKDvRMqpz4 

 

Voltar ao topoVoltar