Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

INI/Fiocruz destaca importância da alimentação no Dia Nacional da Saúde e Nutrição


09/04/2024

Por: Bárbara Clara (INI/Fiocruz)*

Compartilhar:

O Dia Nacional da Saúde e Nutrição (31 de março) é celebrado para reafirmar a importância do papel da alimentação saudável para a nossa saúde e bem-estar. No Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), quem assume esse papel crucial no acompanhamento nutricional dos pacientes é o Serviço de Nutrição (Senut). Liderados pela nutricionista Cristiane Almeida, a equipe do Senut leva em consideração as necessidades específicas de cada paciente, oferecendo um atendimento individualizado e humanizado.

Para marcar a data, a Assessoria de Comunicação Social (ACS) do INI/Fiocruz conversou com a equipe do Senut, que detalhou o trabalho realizado pela equipe e a importância da nutrição na saúde dos pacientes.

Como a nutrição se integra ao tratamento de doenças infectocontagiosas no INI/Fiocruz?

O Serviço de Nutrição atua nas áreas assistenciais, de ensino e pesquisa do INI/Fiocruz. Realizamos atendimentos no ambulatório a pacientes com doenças infecciosas que são encaminhados principalmente para o controle de comorbidades metabólicas e obesidade. No centro hospitalar, realizamos visitas diárias aos pacientes internados nas enfermarias e CTI, avaliando o estado nutricional e traçando a melhor conduta para a recuperação do paciente. No ensino, o Senut contribui com a formação de profissionais habilitados a trabalhar no SUS, por meio dos programas lato sensu - Especialização em Nutrição Clínica aplicada a doenças infeciosas e Residência multiprofissional em doenças infecciosas e parasitárias - e stricto sensu. Formamos o Grupo de pesquisa clínica em nutrição e doenças infecciosas (GPClin_Nut) e coordenamos projetos para gerar evidências sobre o estado nutricional e o consumo alimentar das pessoas com doenças infecciosas. Importante ressaltar que todas essas atividades estão interligadas e são desenvolvidas por toda a equipe.

Qual a importância da atuação do nutricionista no combate às doenças infecciosas?

A nutrição é essencial na prevenção e no combate às doenças infecciosas, e o nutricionista deve atuar para prevenir os determinantes dos agravos de saúde e os distúrbios alimentares e nutricionais, contribuindo para adequada imunidade, segurança alimentar e nutricional dessa população.   

Quais são os maiores desafios que você enfrenta no dia a dia da sua atuação no INI/Fiocruz?

Atendemos pessoas com muitas vulnerabilidades e com dificuldade de acesso a uma alimentação adequada em quantidade e qualidade, ou seja, em situação de insegurança alimentar. Outro desafio tem sido a desinformação sobre nutrição - as “Fake News” sobre alimentação, dietas “miraculosas” e suplementos nutricionais, que interferem negativamente na adesão ao tratamento nutricional adequado. Muitos pacientes com menor poder aquisitivo baseiam sua alimentação em produtos ultraprocessados, que além de não fornecerem nutrientes, trazem calorias, açúcar e aditivos químicos em excesso. 

Qual é a importância da nutrição na prevenção de doenças infectocontagiosas? Você pode citar exemplos específicos de como uma alimentação saudável pode fortalecer o sistema imunológico?

A nutrição é fundamental para manutenção da imunidade, pois diversas funções do sistema imune dependem de um estado nutricional adequado, por exemplo, a produção de anticorpos, a manutenção da integridade das barreiras de defesa (pele, mucosas, trato gastrintestinal), e o início e controle da resposta inflamatória. A desnutrição proteico calórica e/ou a deficiência de micronutrientes específicos, como zinco, ferro e a vitamina A, entre outros, pode afetar desfavoravelmente o sistema imunológico, levando aos indivíduos a serem mais susceptíveis a infecções. Além disso, o processo de cicatrização depende de vários nutrientes, dentre eles, proteínas, vitaminas A, E e C, zinco, cobre e magnésio. A alimentação saudável, variada e adequada às necessidades do indivíduo pode ser uma importante aliada no tratamento de uma doença infecciosa, acelerando a recuperação e fornecendo nutrientes essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico.

Quais são as suas expectativas para o futuro da nutrição na prevenção e tratamento de doenças infectocontagiosas?

Para prevenir e tratar as doenças infecciosas, é necessário garantir a segurança alimentar e nutricional da população, através de sistemas alimentares seguros, novas tecnologias na produção agrícola e programas voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Como é montado o cardápio dos pacientes?

O cardápio dos pacientes hospitalizados é elaborado com o objetivo de atender uma oferta adequada de todos os nutrientes, por meio de preparações saudáveis feitas com alimentos variados, e que tragam características sensoriais – como aparência, textura, odor e sabor – que sejam agradáveis e estimulem a aceitação da dieta pelo paciente. A quantidade e composição das refeições prescritas leva em consideração o perfil nutricional, o padrão alimentar e as necessidades nutricionais do paciente.

Qual a mensagem que vocês gostariam de deixar para a população neste Dia Nacional da Nutrição?

Alimentação adequada não é um gasto, e sim um investimento em prevenção de doenças, saúde emocional, socialização e autocuidado.

*Estagiária sob supervisão de Karina Burini

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar