Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Pernambuco integra projeto Genoma SUS


02/04/2024

Fiocruz Pernambuco

Compartilhar:

A Fiocruz Pernambuco participou do lançamento oficial do projeto Genoma SUS. O evento ocorreu em Ribeirão Preto, em São Paulo. Como representante da instituição, estava a pesquisadora do Departamento de Imunologia da unidade da Fundação Norma Lucena.

A iniciativa visa integrar informações genéticas com foco em doenças importantes para o Sistema Único de Saúde (SUS), como câncer, doenças infecciosas, do coração, do cérebro, diabetes, entre outras. Também busca trabalhar temas relevantes para o cuidado em saúde, como envelhecimento e resposta a fármacos.  

O projeto conta com oito centros âncoras no Brasil de apoio ao SUS, sendo a Fiocruz Pernambuco a unidade do Nordeste. Os centros farão coordenação e coleta de amostras, preparo de bibliotecas, sequenciamento do genoma completo e análise dos dados gerados.

O evento contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e do coordenador nacional do projeto, Leandro Colli. Na ocasião, Nísia deu iniciou o primeiro sequenciamento de amostras das diferentes regiões do país.

Voltar ao topoVoltar