Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Webinar aborda o papel da farmacovigilância na pesquisa clínica e a formação profissional


11/03/2024

Comunicação VPPCB/Fiocruz

Compartilhar:

O Grupo de Trabalho de Farmacovigilância da Fiocruz, em parceria com a Rede Fiocruz de Pesquisa Clínica (RFPC), realizou, no dia 7 de março, o webinar Farmacovigilância na Pesquisa Clínica: Atuação e responsabilidades do profissional na pré e pós-comercialização. O evento buscou ampliar o conhecimento sobre o tema e divulgar o curso de pós-graduação sobre farmacovigilância, que está em fase de elaboração pelo GT.  A expectativa é que o curso seja lançado este ano.

Foi abordado o papel da farmacovigilância na pesquisa clínica, com ênfase na fase pré-comercialização e na pós-comercialização, além das responsabilidades e das funções no monitoramento de eventos adversos em pesquisa clínica. "Este é um evento importante para os/as profissionais da farmacovigilância, que é uma área em expansão no país e precisa de mais trabalhadores qualificados. A pesquisa clínica é um campo que precisa de formação básica”, avaliou Helaine Capucho, professora do Departamento de Farmácia da Universidade de Brasília e uma das palestrantes do webinar.

Talita Mazotti, da Plataforma de Pesquisa Clínica da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB/Fiocruz), comemorou o fato do primeiro webinar ter 521 participantes. “O GT de farmacovigilância avançou ao integrar profissionais da área e promover atividades para formação de profissionais qualificados.”

Profissionais de pesquisa clínica vinculados à Fiocruz, ou projetos de pesquisa relacionados, podem se credenciar na RFPC. Basta preencher o formulário.

GT de Farmacovigilância

O grupo é composto por Janaína de Pina Carvalho, Lusiele Guaraldo, Patricia Mouta Nunes de Oliveira, Renata Saraiva Pedro, Carla Miron Bastelli, Moyra Cristina Guerra Ferreira, Talita Aona Mazotti e Thaís Alves Amaral Carrilho, todas ligadas à Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, e outros profissionais.

 

Veja o webinar no YouTube:

 

 

*Edição | Elisandra Galvão (VPPCB/Fiocruz)

Voltar ao topoVoltar