Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Rede de Bibliotecas Fiocruz realiza comemoração pelo Dia do Bibliotecário


07/03/2024

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Entre os dias 11 e 13 de março, a Rede de Bibliotecas Fiocruz evento especial para celebrar o Dia do Bibliotecário (12/3), que tem como tema “Modernização de bibliotecas e acesso aberto: inovação de serviços e recursos”. 

O evento, que é aberto a bibliotecários, profissionais da área de informação e do campo da saúde e alunos de Biblioteconomia, está dividido em palestras e cursos e contará com a presença de Isadora Cristal, diretora da regional sudeste, da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições – Febab; Fábio Cordeiro, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, que estarão na mesa de abertura, juntamente com Tania Santos, vice-diretora de Informação e Comunicação do Icict, e Viviane Veiga, coordenadora da Rede de Bibliotecas Fiocruz. 

Nas palestras, Ana Lígia, da Fundação Casa de Rui Barbosa; Flávia Bastos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Caterina Groposo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) abordarão ângulos diferentes e complementares do tema central.  

O primeiro dia de atividades será realizado no Salão de Periódicos Lobato Paraense, na Biblioteca de Manguinhos, no campus Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro e contará com a transmissão da VideoSaúde Distribuidora pelo link: https://tinyurl.com/rededebibliotecas-fiocruz 

Na parte de ensino, a Rede está oferecendo dois cursos gratuitos: “Catalogação: RDA e MARC21”, com Vinicius Tolentino, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio, e “Indexação”, com Sueli Mitiko, do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, também conhecido como BIREME, que é ligado à Organização Panamericana de Saúde (OPAS). Haverá também visitas guiadas ao Castelo Mourisco, à Seção de Obras Raras e à Biblioteca de Manguinhos. 

Para participar de qualquer atividade (palestras, cursos e visitas guiadas), os interessados devem se inscrever pelo link:  https://bit.ly/inscricao-diadobibliotecario

Conheça a programação: 

 

Voltar ao topoVoltar