Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Na China, Fiocruz visita centros de inovação em saúde e foca em novas parcerias


21/03/2024

Ana Paula Blower (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

Na última semana, em viagem à China, a Fiocruz pode reforçar parcerias e prospectar futuras cooperações no campo da tecnologia e inovação em saúde, em especial nas áreas de vacinas, biológicos e terapias avançadas. O vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fundação, Marco Krieger, e o diretor do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), Maurício Zuma, estiveram no país asiático para visitar centros tecnológicos em saúde, participar de reuniões com parceiros e de um simpósio sobre oportunidades entre Brasil e China na saúde.

Krieger e Zuma visitaram o centro de Inovação de Xangai e o de Wuxi, onde puderam se reunir também com pesquisadores. Além destas visitas, eles participaram de um simpósio sobre inovação em saúde centrado nos desafios e oportunidades em inovação em saúde no Brasil e na China. Na ocasião, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde e o diretor de Bio-Manguinhos fizeram apresentações institucionais sobre a Fiocruz a um público com mais de 100 pessoas. 

Durante a viagem, foi possível ainda realizar interações com empresas produtoras de vacinas e terapias avançadas, como explicou Krieger. “Tivemos uma experiência muito gratificante ao conhecer os dois centros de inovação; onde, alinhando as demandas trazidas pelos sistemas de saúde à capacidade de inovação das empresas, à capacidade de fomento a inovação na China, pudemos ver o desenvolvimento dos projetos de mais de 150 empresas com inovações bastante disruptivas. Nos concentramos, principalmente, em algumas potenciais cooperações no campo das vacinas, dos biológicos e das terapias avançadas”, comentou o vice-presidente. 

A viagem à China foi a convite do Shanghai International Life Science Innovation Campus (iCampus), construído em parceria com a cidade de Xangai e operado pela Astrazeneca como empresa líder do iCampus.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar