Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove curso de capacitação para fortalecer vigilância malacológica


12/03/2024

Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

A vigilância malacológica tem como alvo o monitoramento de moluscos, principalmente caramujos de água doce e terrestres, envolvidos na transmissão da esquistossomose e outras parasitoses que atingem seres humanos e animais. Para fortalecer essa atividade, o Laboratório de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose-Malacologia, realizou o curso Capacitação em malacologia médica e aplicada, voltado para profissionais dos serviços de vigilância de municípios fluminenses. Promovido em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen-RJ), o treinamento ocorreu de 26 de fevereiro a 1º de março, no campus da Fiocruz, em Manguinhos.

Treinamento contou com atividades práticas de coleta de moluscos de água doce (Foto: Gutemberg Brito)
 

Profissionais de três municípios – Belford Roxo, Itaguaí e Nova Iguaçu – foram capacitados em aulas teóricas e práticas. O curso recebeu ainda um estudante de mestrado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Entre os temas, a capacitação abordou a identificação de moluscos de importância para a saúde humana e animal, os principais vermes relacionados com esses animais e os métodos de coleta, manutenção e remessa de espécimes para análise, além das estratégias de controle disponíveis. 

A coordenadora do Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose-Malacologia, Elizangela Feitosa da Silva, lembrou que espécies de caramujos de água doce do gênero Biomphalaria, que podem hospedar o verme causador da esquistossomose, estão presentes no estado e existem focos de transmissão da doença. “A esquistossomose é uma doença negligenciada, influenciada por fatores sociais, econômicos e ambientais, e que apresenta subnotificação de casos. É muito importante que os municípios contem com equipes capacitadas em número suficiente, para que a vigilância não seja interrompida nos momentos em que profissionais precisam ser deslocados para atuar em emergências, como ocorre atualmente com a dengue”, afirmou Elizangela. Entre 2013 e 2022, 769 casos do agravo foram confirmados no Rio de Janeiro, segundo dados da plataforma Datasus, do Ministério da Saúde.  

A chefe substituta do Laboratório de Malacologia, Suzete Rodrigues Gomes, citou também o espalhamento territorial do molusco Achatina fulica, popularmente conhecido como caramujo africano. Introduzida no Brasil nos anos 1980, a espécie se espalhou pelo país e é considerada uma praga por se reproduzir intensamente. Encontrado em quintais, jardins e hortas, o animal pode hospedar o verme causador da meningite eosinofílica. 

“Os profissionais precisam ser qualificados para identificar as diferentes espécies de moluscos que estão envolvidas na transmissão de doenças e para orientar a população. A capacitação também busca aprimorar as técnicas de coleta e acondicionamento dos moluscos, para que os espécimes coletados cheguem ao Lacen e ao Laboratório de Referência em condições adequadas para os testes parasitológicos”, afirmou Suzete. 

Desde 2008, o Laboratório de Malacologia do IOC capacitou 195 profissionais de municípios fluminenses, em cursos anuais promovidos em parceria com o Lacen-RJ. Integrante da coordenação do curso, o responsável técnico de Malacologia da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ) e do Lacen-RJ, Eduardo Faraj Delmas, destacou o papel dos profissionais capacitados na disseminação de conhecimentos. “Nosso interesse é tornar esses profissionais multiplicadores de conhecimento. Consideramos esse curso um divisor de águas para o trabalho. A oferta da capacitação é ainda mais importante considerando a alta rotatividade de profissionais nos serviços municipais de vigilância”, afirmou Eduardo. 

Profissionais que participaram do curso salientaram a relevância do treinamento para os municípios. “Essa capacitação é necessária para a renovação da equipe do Programa de Controle da Esquistossomose, porque muitos servidores estão se aposentando. O curso ampliou bastante nossa visão da malacologia e deve mudar nossa forma de trabalho”, afirmou Alexsandra Mendes Damaceno, agente de saúde pública de Itaguaí. 

Além da ênfase no controle da esquistossomose, os profissionais apontaram a maior atenção ao risco de infecção associado ao caramujo africano como um dos aprendizados do curso. “Queremos montar um projeto para que seja feita a catação de Achatina fulica no município e o envio para o serviço de referência, para confirmar a identificação taxonômica e investigar se os caramujos estão parasitados”, disse Roberta Trovão Santos, agente de combate a endemias de Belford Roxo. 

“Recebemos muita demanda em relação ao caramujo africano e a qualificação contribui também para melhorar o nosso diálogo com a população na hora de passar as orientações sobre os cuidados para evitar o risco de infecção”, apontou Carla Mara de Paulo, bióloga da Superintendência de Vigilância Ambiental de Nova Iguaçu, que também é aluna do curso de especialização em Malacologia de Vetores, oferecido pelo IOC. 

Sobre esquistossomose e meningite eosinofílica 

Popularmente conhecida como barriga d’água, xistose e doença do caramujo, a esquistossomose é causada pelo verme Schistosoma mansoni. A doença está ligada a condições de saneamento básico inadequadas. Pessoas infectadas liberam ovos do parasito nas fezes. Se os dejetos são lançados em rios ou em outros cursos d’água, os ovos eclodem, liberando larvas, que infectam caramujos Biomphalaria, encontrados na água doce.

Identificação de moluscos terrestres também fez parte da capacitação (Foto: Gutemberg Brito)
 

Dentro dos caramujos, as larvas adquirem a forma de cercárias, que são liberadas na água e podem infectar os seres humanos, penetrando através da pele. Mal-estar, febre, dor na região do fígado e do intestino, diarreia e fraqueza podem ser sintomas da doença. Emagrecimento e aumento do volume do fígado, do baço e da barriga ocorrem nos casos graves. A doença também pode afetar o sistema nervoso. Sem tratamento, a esquistossomose pode levar à morte. O diagnóstico da infecção é feito por exame de fezes. O medicamento para tratar a doença é oferecido gratuitamente pelo SUS.

A meningite eosinofílica é causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis. As formas adultas desse parasito são encontradas em roedores, como ratos. As larvas do verme são eliminadas nas fezes dos ratos e podem ser ingeridas pelo molusco gigante africano e outras espécies de caracóis e lesmas. O parasito se desenvolve dentro do molusco, adquirindo a forma capaz de infectar animais vertebrados. O homem é um hospedeiro acidental. A infecção humana pode ocorrer quando há a ingestão das larvas do verme presente no molusco ou nas frutas e verduras contaminadas com a baba (muco) liberada por ele. 

Cada caracol africano pode colocar centenas de ovos. É indicado catar os animais e os ovos em quintais e jardins para interromper sua reprodução. Para evitar infecção, é fundamental usar luvas ou um saco plástico para proteger as mãos ao catar os caracóis. Os animais catados devem ser colocados em recipiente com água fervendo por cinco minutos.

Outro cuidado importante é quebrar as conchas antes de enterrá-las ou jogá-las no lixo, para evitar que acumulem água e se tornem criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Evitar que crianças brinquem com os moluscos e lavar bem frutas e verduras, deixando de molho por 30 minutos numa mistura de um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária, também são medidas importantes para prevenir infecções. 

Voltar ao topoVoltar