Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa de encontro na Colômbia para fortalecer parcerias em consórcio latinoamericano


21/03/2024

Luisa Picanço (VPEIC/Fiocruz)

Compartilhar:

A Fiocruz foi representada pelo coordenador do Programa de Computação Científica (PROCC), Ernesto Caffarena, pelo pesquisador do PROCC, Marcelo Gomes e a coordenadora de dados da The Global Health Network Latin America and the Caribbean (THGN LAC), Larissa Marques, durante o encontro do consórcio TGHN LAC entre os dias 14 e 15 de março, na Escola de Saúde Pública da Faculdade de Saúde da Universidade do Valle em Cali, na Colômbia.

O consórcio, formado pela Fiocruz (Brasil), o Instituto de Enfermidades Infecciosas e Parasitología Antonio Vidal (Honduras), a Universidade Peruana Cayetano Heredia (Peru), a anfitriã Universidade do Valle (Colômbia), o Instituto de Eficácia Clínica e Sanitária (IECS, Argentina), a Universidade de Oxford (Reino Unido) e a Fundação Etikos (República Dominicana), tem como objetivo promover o desenvolvimento de capacidades que ajudem os profissionais de saúde a melhorarem suas competências e conhecimentos em pesquisas em saúde.

Brainstorm de ideias inovadoras em saúde

No primeiro dia, a equipe do consórcio se reuniu com o intuito de elaborar o plano de trabalho integrado. Os pesquisadores destacaram a necessidade de um enfoque interdisciplinar e inovador na área de saúde para apoiar profissionais e pesquisadores dentro da América Latina e do Caribe e compartilhar suas experiências com outras regiões do globo. 

“Durante o compartilhamento de ideias, os pesquisadores puderam fortalecer laços entre os envolvidos. Vimos novas oportunidades de colaboração e pesquisa” comentou Ernesto.

Café com experts

No segundo dia, cada pesquisador se encontrou com um grupo de alunos de pós-graduação e pesquisadores da universidade anfitriã, no chamado Café com Experts. “Foi um momento especial, uma atmosfera descontraída e propícia para estabelecer colaborações e intercâmbio de experiências entre os participantes durante um café da manhã” explicou Ernesto.

Pathfinder na América Latina e Caribe

Ainda no segundo dia, Larissa apresentou os estudos Pathfinder Vacina Maré e Pathfinder Nascer no Brasil II e destacou o potencial da metodologia de mapeamento de processos para identificar barreiras e soluções encontradas durante o ciclo de pesquisa a fim de compartilhar as práticas recomendadas com outros estudos. Marcelo citou a importância de desenvolver estudos Pathfinder com o InfoDengue e o Infogripe devido ao potencial desses dois projetos gerarem novos aprendizados.

Os pesquisadores do PROCC foram mediadores das sessões de planejamento e encerramento do evento. A coordenadora de dados se reuniu presencialmente com gerentes de projeto dos diferentes centros e juntos eles puderam entender quais os próximos passos de execução do projeto.

Fique por dentro dos cursos, webinários e outras atividades do parceiro da Fiocruz, a The Global Health Network  Latinamerica and the Caribbean, registre-se aqui.
 

Voltar ao topoVoltar