Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz capacita profissionais no sequenciamento de bactérias resistentes


15/03/2024

Vinicius Ferreira (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

O alerta vermelho está aceso: no Brasil e no mundo, a resistência de bactérias a antibióticos está em nível alarmante. Praticamente todas as classes da substância estão com efeito baixo ou nulo em relação à eliminação ou bloqueio da multiplicação do microrganismo. Em uma corrida contra o tempo, diversos órgãos e instituições se uniram para formar redes de vigilância de bactérias multirrestistentes. Em território nacional, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), por meio do Laboratório de Bacteriologia Aplicada à Saúde Única e Resistência Antimicrobiana, coordena a estruturação da Rede Nacional de Vigilância Genômica de Bactérias Multirresistentes.

Profissionais de 11 estados participaram de capacitação no laboratório da Fiocruz (foto: Divulgação)

 

Como parte integrante de uma das etapas da implementação, o IOC/Fiocruz promoveu capacitação em sequenciamento completo de genomas do microrganismo. Entre dezembro e março, profissionais de Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACENs) de 11 estados (Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Piauí, Goiás, Ceará, Bahia, Minas Gerais, Pará, Rondônia e Mato Grosso) participaram da iniciativa.

O projeto é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e reúne especialistas em resistência antimicrobiana e bioinformática da Fiocruz, LACENs e Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde (CGLAB/MS).

Equipe do Laboratório do IOC com técnicos de LACENs durante parte teórica da capacitação (foto: Divulgação)

 

À frente da estruturação da rede, a pesquisadora Ana Paula Assef, chefe do Laboratório de Bacteriologia Aplicada à Saúde Única e Resistência Antimicrobiana do IOC/Fiocruz, frisa que a iniciativa permitirá a compreensão mais aprofundada sobre o cenário da resistência no Brasil.

“A partir da formação de profissionais qualificados por todo o país, será possível coletar e analisar dados de forma ampliada, ter uma visão macro da situação e planejar políticas públicas de saúde mais precisas, visando o controle do problema”, disse. 

Durante os treinamentos foram gerados mais de 70 genomas completos de bactérias multirresistentes, em especial, das espécies Pseudomonas aeruginosa, Acinetobacter baumannii e Klebsiella pneumoniae, produtoras de carbapenemases (enzimas com altos níveis de resistência a antibióticos). Os dados serão publicados em banco de dados genômicos para consulta da comunidade científica.

Voltar ao topoVoltar