Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz apresenta contribuições no Dataverse Community Meeting 2024 


15/04/2024

Por: Anne Clinio (VPEIC)

Compartilhar:

A Fiocruz, como membro do Global Dataverse Community Consortium (GDCC), participou do Dataverse Community Meeting 2024, realizado em março na cidade de Texcoco (México) com foco na América Latina e na área das ciências da vida. Durante o encontro, foram apresentadas duas contribuições para as demais organizações que atuam no desenvolvimento e manutenção de repositórios de dados baseados no software Dataverse.  

Integração Arca Dados e Dataverse 

O trabalho “Processo de Levantamento de Requisitos Técnicos para Solução Integrada do Repositório de Dados de Pesquisa da Fiocruz (Arca Dados) com o Research Electronic Data Capture (REDCap)”, que vem sendo desenvolvido em parceria com a UFRGS e IBICT, compartilhou uma experiência considerada potencialmente interessante para toda a comunidade Dataverse.  

As funcionalidades do software REDCap o tornam uma ferramenta valiosa para a comunidade de pesquisa em saúde na medida em que oferece medidas de segurança para proteger informações sensíveis, como dados clínicos e pessoais dos participantes de pesquisa. Na Fiocruz, a integração software pretende tornar mais amigável o processo de extração de dados do REDCap para posterior depósito no Arca Dados; melhorar a confiança na cadeia de custódia dos dados; e tornar a ingestão de dados 100% FAIR de acordo com o padrão Data Documentation Initiative (DDI). 

As vantagens desta integração com repositórios institucionais de dados com o REDCap é que este software é suficientemente flexível para ser aplicado em diversos contextos de pesquisa, facilitando a coleta de dados, armazenamento e gerenciamento de bancos de dados em diversos tipos de estudo. A integração entre os softwares Dataverse e REDCap irá viabilizar a redução de erros e a garantia da confiabilidade dos dados ao reutilizá-los em diferentes pesquisas (veja a apresentação)

Capacitação de trabalhadores em dados para pesquisa 

A segunda contribuição da Fiocruz para a comunidade Dataverse foi o trabalho “Programa de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do Ecossistema Ciência Aberta da Fiocruz: Implicações e Estratégias Utilizadas para Promover a Ciência Aberta por meio da Educação Corporativa”.  

A apresentação compartilhou aspectos da estratégia de capacitação qualificada dos trabalhadores com o objetivo de garantir que os integrantes dos Núcleos de Ciência Aberta disponham do conhecimento técnico adequado para colocar a gestão e compartilhamento de dados para pesquisa em prática. Entre os temas selecionados, o PDP irá ofertar conteúdos sobre conceitos e princípios, Plano de Gestão de Dados - FioDMP e o repositório institucional Arca Dados.  
 

Voltar ao topoVoltar