Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Campanha Contra a Dengue nas Escolas busca sensibilizar comunidade escolar no combate à doença


27/03/2024

Simone Kabarite (Coordenação de Promoção da Saúde/VPAAPS)

Compartilhar:

Exposições dialogadas; rodas de conversas; distribuição de materiais informativos para conscientização e outras atividades educativas. Estas são algumas das ações iniciadas com o lançamento oficial da Campanha 20 semanas para Mobilização Nacional: Combate ao Mosquito nas Escolas – Brasil Unido contra a Dengue em todas as escolas participantes do Programa Saúde nas Escolas (PSE).  A Fase 2 da Campanha busca sensibilizar alunos, professores e funcionários sobre a importância da prevenção da dengue.

A Campanha é uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Educação que prevê ações intersetoriais de prevenção da dengue, que vem apresentando aumento significativo de casos em relação ao ano anterior. O objetivo é envolver a comunidade escolar para o fortalecimento do bem-estar coletivo e mobilização nos territórios. “Vocês serão agentes de saúde nas escolas, no bairro de vocês, nas famílias, porque nós não podemos perder essa batalha”, afirmou a ministra da Saúde Nísia Trindade, no lançamento da campanha, realizado no final de fevereiro, em Brasília.


Na foto: Lançamento da Campanha em Brasília, com Adriana Castro, Coordenadora de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), com a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, e a diretora da Escola de Governo Fiocruz-Brasília, Luciana Sepúlveda.

Presente ao evento, a Coordenadora de Promoção da Saúde da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Adriana Castro, destacou a importância da Campanha no combate à proliferação da doença. “As políticas de saúde e educação são as mais capilares no país, estão próximas à vida cotidiana das pessoas, conhecem e mobilizam milhares de trabalhadores, famílias, crianças, adolescentes e jovens. Assim, investir em estratégias intersetoriais como o Programa Saúde na Escola para respondermos aos desafios das doenças preveníveis, das mudanças climáticas, das violências, da desinformação... Enfim, da melhoria da qualidade de vida de todos nós, é fundamental e muito efetivo.”

Dividida em 6 fases, a Campanha está integrada ao Programa de Saúde nas Escolas, coordenado pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, que possui sólida trajetória no planejamento e execução de ações intersetoriais de promoção da saúde. Desde 2007, o PSE desenvolve iniciativas junto à educação básica, na articulação dos eixos saúde-educação, para o desenvolvimento qualificado das políticas públicas e a promoção da cidadania, em consonância ao Plano Nacional de Saúde.

 

Voltar ao topoVoltar