Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Icict lança curso voltado a práticas de comunicação em instituições de saúde


19/02/2024

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Curso de atualização - Práticas de comunicação em instituições públicas em saúde
A pandemia de covid-19 enfatizou ainda mais a centralidade que a comunicação ocupa, hoje, nos processos de saúde pública. Infodemia, desinformação, notícias falsas: desafios que têm impacto direto na saúde da população. E que, em conjunto, representam um fenômeno que tem em sua base a desigualdade estrutural e as violências históricas que marcam a sociedade brasileira. Como, porém, construir estratégias para fazer da comunicação pública um instrumento para enfrentar essas desigualdades? De que forma jornalistas, divulgadores científicos, gestores e cientistas podem buscar, em seu dia a dia, uma comunicação que esteja alinhada com os princípios do SUS? 

Oferecido pelo Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict), o Curso de Atualização Práticas de Comunicação em Instituições Públicas de Saúde está com inscrições abertas de 19 de fevereiro a 19 de março. Seu objetivo é estimular profissionais da comunicação e da saúde pública a refletirem sobre a importância de rever métodos cotidianos de trabalho. E, com isso, buscarem uma comunicação pública que seja mais acessível, mais empática e mais eficaz em seu papel não apenas de informar, mas também de ser elemento-chave no fortalecimento da cidadania e da democracia. 

Podem se inscrever pessoas com graduação em qualquer área, desde que mostrem que tenham em sua trajetória algum tipo de interação com o campo da comunicação e da saúde pública. O curso é presencial, e as aulas vão ocorrer no Campus Maré da Fiocruz, em Manguinhos, sempre às quartas-feiras, das 8h às 17h, entre 17/4 e 29/5. As inscrições são gratuitas, e devem ser feitas pela Plataforma Sigals. Além da documentação, os candidatos deverão enviar currículo e carta de intenção, como descrito no edital

"O Ensino do Icict possui reconhecida trajetória no debate e no pensamento teórico multidisciplinar, ou seja, no enlace entre informação, comunicação e saúde. O que propomos com este curso, porém, é um enfoque prático. Ou seja, uma reflexão sobre como aplicar, no dia a dia, as conclusões e sentidos obtidos pelo debate acadêmico da área", explica Valéria Machado, coordenadora do curso.

Como inserir a acessibilidade de forma definitiva no cotidiano de quem faz comunicação? Como fazer da linguagem simples uma premissa para a produção de conteúdos diversos? Que tipo de preocupações éticas devemos ter na escolha de imagens e fotografias que ilustrem temas da saúde? Quais os caminhos da divulgação científica numa instituição pública? Olhando para questões como essas, profissionais de diferentes especialidades vão convidar os alunos a construírem reflexões e possíveis transformações em suas rotinas de trabalho.

Voltar ao topoVoltar