Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz e parceiros promovem Conferência de CT&I no RJ


06/02/2024

Faperj, com informações da Fiocruz

Compartilhar:

Pesquisadores, professores, estudantes, empresários e autoridades do Executivo e Legislativo irão se reunir, nos dias 26 e 27 de fevereiro, na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), para debater e propor caminhos para o fortalecimento da CT&I no estado e contribuir para a Conferência Nacional, que ocorre em junho, em Brasília. A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) terá como tema Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido. A Fiocruz é uma das instituições que formam o comitê organizador do debate estadual. 

Presidente da Fiocruz, Mario Moreira integrará os debates sobre o desenvolvimento do complexo econômico industrial da saúde fluminense. “O evento será uma ótima oportunidade para encaminharmos propostas para a Conferência Nacional e debatermos diretrizes para um Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação pensado para o nosso estado”, afirma Mario Moreira. “Por isso, o envolvimento da comunidade científica é fundamental para a formulação de políticas públicas voltadas ao setor da ciência, da tecnologia e da inovação, melhorando a qualidade de vida da população fluminense".

Além do tema do complexo econômico industrial da saúde, os participantes do encontro regional debaterão questões relacionadas a tecnologias de baixo carbono e transição energética, inovação pelo oceano, violência, cidade e metrópole, comunicação, divulgação científica e ciência básica. Ao término do evento, um mapa de ações será elaborado, para apresentação na Conferência Nacional. 

"A Conferência Estadual representa um marco virtuoso para as relações entre ciência e desenvolvimento social sustentável – a reunião de esforços para que o Rio de Janeiro lidere processos inovadores para a efetivação da cidadania e consolidação da democracia“, afirma Ligia Bahia, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e integrante do comitê organizador,. 

Fazem parte do comitê organizador: a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ); a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan); o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast); a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e a Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Confira a programação completa

Serviço:
Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro
Data: 26 e 27 de fevereiro.
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos. Av. Visconde do Rio Branco, 880 - São Domingos, Niterói - RJ (26/2);
Bloco A, Campus do Gragoatá. Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, S/N - Niterói, RJ (27/2).

Voltar ao topoVoltar