Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Confira 9 títulos da Editora Fiocruz sobre a dengue e outras arboviroses

Capa de alguns ivros

07/02/2024

Editora Fiocruz

Compartilhar:

A emergência de dengue já atinge várias cidades do Brasil. Apesar de circular durante todo o ano, o verão é o período em que o mosquito transmissor da doença, o aedes aegypti, se prolifera mais facilmente, devido às altas temperaturas e grande quantidade de chuvas. O Ministério da Saúde prevê cinco milhões de casos de dengue em 2024.  

O combate à dengue é uma responsabilidade das entidades governamentais, mas necessita da participação da população. De acordo com o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA), 74,8% dos criadouros do mosquito estão em casas e apartamento, como em vasos e pratos de plantas e garrafas retornáveis. Com uma ação semanal, de apenas dez minutos, é possível contribuir para reduzir a incidência das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Pensando na conscientização para o combate à dengue e outras arboviroses, como a febre amarela, a chikungunya e a zika, entre outras, a Editora Fiocruz separou uma lista de títulos sobre o assunto.

 

Veja a lista de livros abaixo:

 

Aedes de A a Z - impresso e digital
Autores: Denise Valle, Raquel Aguiar, Denise Nacif Pimenta, Vinicius Ferreira

Que particularidades tornam o mosquito Aedes tão presente em nossa rotina? O que há de novo em termos de estratégia e controle desse mosquito? A fim de responder e fazer refletir sobre essas e outras perguntas relacionadas ao vetor, Aedes de A a Z, livro que integra a coleção Temas em Saúde, apresenta visões de quatro profissionais da Fiocruz com diferentes formações e enfoques complementares: Denise Valle, bióloga; Raquel Aguiar, jornalista; Denise Nacif Pimenta, antropóloga; e Vinicius Ferreira, jornalista e publicitário.

 

 

Dengue: teorias e práticas - impresso e digital
Organizadores: Denise Valle, Denise Nacif Pimenta, Rivaldo Venâncio da Cunha

🏆 Livro vencedor do 2º PRÊMIO ABEU 2016: categoria Ciências da Vida.
⭐ Finalista do 58º PRÊMIO JABUTI 2016: categoria Ciências da Saúde.

Se, por um lado, as epidemias de dengue causam forte impacto na rede de atenção à saúde no Brasil, por outro, o país tem, de fato, uma enorme competência estabelecida na pesquisa e na prestação de serviços em dengue – considerada atualmente a mais importante arbovirose no mundo. Este livro analisa a dengue sob a ótica dos desafios impostos ao Brasil, que ultrapassam os limites do setor saúde, abrangendo as áreas de educação, comunicação social, saneamento básico etc. Tendo como autores profissionais renomados de diferentes áreas – médicos, jornalistas, educadores, entomologistas, epidemiologistas, matemáticos e gestores –, a coletânea aborda uma ampla variedade de temas, do histórico às inovações científico-tecnológicas em desenvolvimento, incluindo as vacinas preventivas e o controle vetorial por meio de mosquitos biológica ou geneticamente modificados.

 

Erradicação do Aedes aegypti: febre amarela, Fred Soper e a saúde pública nas Américas (1918-1968) - Impresso e digital (Acesso Livre)
Autor: Rodrigo Cesar da Silva Magalhães

Onze países e territórios das Américas, inclusive o Brasil, foram declarados oficialmente livres do mosquito Aedes aegypti durante a XV Conferência Sanitária Pan-Americana, realizada em Porto Rico no ano de 1958. Este evento faz parte de um importante capítulo da história da saúde que nos conta o autor deste livro, ao analisar o período compreendido entre 1918 e 1968.

 

 

Febre Amarela: a doença e a vacina, uma história inacabada - Digital (Acesso Livre)

Autores: Luiz Jacintho da Silva, Rodrigo Nogueira Angerami

⭐ Menção Honrosa no PRÊMIO JABUTI 2002: categoria Ciências Naturais e da Saúde.

Resgata a história da produção da vacina contra a febre amarela, desde 1937, permitindo uma revisão dos ensinamentos de Oswaldo Cruz. Esta obra interessa não só ao leitor estudioso da febre amarela, mas também aos que querem saber mais sobre o desenvolvimento da vacina e dos estudos e estratégias de imunização. Além de rever aspectos técnicos, o livro traz informações sobre os estudos realizados, colaborando com pesquisas futuras. Ao se associar à Casa de Oswaldo Cruz e promover este trabalho, na celebração de seus 25 anos, Bio-Manguinhos reconhece a importância da pesquisa histórica, considerando-a como perspectiva para a compreensão das instituições e seus atuais desafios.

 

Dos Micróbios aos Mosquitos: febre amarela e a revolução pasteuriana no Brasil - Impresso e digital (Acesso Livre)

Autor: Jayme Larry Benchimol

Consistente contribuição à história social da ciência e da medicina no Brasil, que articula recentes avanços da história, filosofia e antropologia da ciência. Analisa, sem anacronismos, a trajetória que Domingos Freire descreveu no efervescente mundo das ciências biomédicas de finais do século XIX, desnudando a complexa rede que começava então a unir os médicos cientistas. Enfim, uma obra com o mérito de mostrar que, na 'corrida' por compreender a febre amarela e finalmente anular os seus efeitos, o passo dos que 'perderam' também bateu o chão sobre o qual se ergueria o pódio para os 'vencedores'.
 

Tópicos em Virologia - Digital (Acesso Livre)
Organizadores: Elba Regina Sampaio de Lemos, Livia Melo Villar, Luciane Almeida Amado Leon, Monick Lindenmeyer Guimarães, Sylvia Lopes Maia Teixeira, Vanessa Salete de Paula

O primeiro volume da Coleção Bio, em nove capítulos, aborda aspectos relacionados a biossegurança, diagnóstico, características gerais dos vírus, epidemiologia, viroses emergentes, prevenção, além de trazer leituras dos desafios atuais que cercam fenômenos ligados à virologia em um contexto de saúde global.

 

 

Viroses Emergentes no Brasil - impresso e digital (acesso livre)
Autores: Luiz Jacintho da Silva, Rodrigo Nogueira Angerami

Das 57 milhões de mortes ocorridas anualmente no mundo, cerca de 15 milhões (25%) são creditadas a doenças infecciosas, havendo complexidade em se determinar com precisão quantos desses óbitos, que atingem na maior parte crianças, são por doenças virais. Nesta obra, os autores procuram clarear o entendimento do que são e representam as viroses emergentes, em especial no Brasil, enfatizando que sua ocorrência e distribuição é um processo evolutivo constante, com especificidades próprias a cada época e lugar. Atentam para os impactos e as mudanças pelos quais atravessam a prática médica, a saúde pública e a própria sociedade, por conta dessas doenças. Os temas se situam desde a definição, a história e a relevância dos vírus e viroses emergentes, com exemplificações importantes, até o conceito de emergência e seus determinantes, além das perspectivas futuras sobre o assunto.

 

Vírus, Mosquitos e Modernidade: a febre amarela no Brasil entre ciência e política - Digital (Acesso livre)

Autora: Ilana Löwy

A autora não se limita a apresentar a história da febre amarela no Brasil, mas uma reflexão sobre uma fase crucial da história da doença. Para melhor ilustrar essa reflexão, o livro mostra sucessivos cenários que permitem demonstrar as dimensões da transferência de conhecimentos e práticas científicas entre ‘centro’ e ‘periferia’, pois era de fato importante examinar as relações entre o saber científico universal e a percepção da doença tanto pelos pacientes quanto pelos médicos.
 

 

Zika no Brasil: história recente de uma epidemia - impresso e digital

Autora: Ilana Löwy

Mais uma publicação da coleção Temas em Saúde, o livro Zika no Brasil: história recente de uma epidemia apresenta, com linguagem acessível e de forma objetiva, o histórico e as informações mais recentes da comunidade científica sobre o zika vírus. 
 

 

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar