Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cogepe recebe certificação do Ministério da Saúde por apoio ao aleitamento materno

07/02/2024

por Marcelle Martins (Cogepe)

Compartilhar:

A Sala de Apoio à Amamentação do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust) da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CST/Cogepe) foi certificada pelo Ministério da Saúde como local que promove, protege e apoia o aleitamento materno para a mulher trabalhadora. O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (5/2), contou com entrega de placa e a presença da secretária estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Cláudia Maria Braga Mello, primeira servidora mulher a comandar a pasta.

A sala é um espaço dentro da instituição criado para trazer conforto, privacidade e segurança à lactante no momento do esvaziamento das mamas durante o horário de trabalho, estando equipada poltrona e refrigerador para o armazenamento do leite.

“A amamentação é um direito fundamental, e termos um local de acolhimento a esta mãe trabalhadora que amamenta é uma questão de saúde. Um local adequado auxilia na amamentação exclusiva até os seis meses e, na continuada, até os dois anos, conforme recomendação do Sistema Único de Saúde (SUS). Ganha a trabalhadora e a criança, porque a amamentação faz bem para as duas física e emocionalmente, e ganha a instituição, que recebe uma profissional sem dores e mais preparada para as atividades do dia a dia”, apontou a chefe do Nust, Flávia Lessa.

O espaço, inaugurado em 2019, faz parte do projeto Diálogos com a  Enfermagem: vivenciando a maternidade no trabalho. Nele, a trabalhadora recebe instruções de como ordenhar as mamas e armazenar o leite adequadamente.

“Para acessar a sala, a trabalhadora - seja ela servidora, terceirizada, bolsista ou estagiária – basta se identificar na recepção do Nust da Cogepe. Após receber as chaves, faz a ordenha e pode deixar o leite armazenado no freezer por até sete dias”, explicou a integrante do projeto, Michelle Caldas.

Thaís Peixoto, além de integrante do projeto, é usuária da sala de amamentação. Sua filha Maitê, de oito meses, recebe todos os dias o leite materno, retirado na sala do Nust. “Ter acesso a um local apropriado para a ordenha me ajuda fisicamente, pois não fico com risco de sentir dor. Além disso, saber de todos os benefícios da amamentação continuada e o fato de a minha filha continuar consumindo o meu leite, me fazem ter uma diminuição da culpa que que carrego somente pelo fato de voltar a trabalhar e ter que deixá-la com outra pessoa. Me sinto mais disposta e mais feliz para cumprir com minhas tarefas tanto dentro como fora da Fiocruz”, concluiu.

O evento contou ainda com a presença da coordenadora da Cogepe, Andréa da Luz, da coordenadora da CST/Cogepe, Marisa Augusta de Oliveira, e da coordenadora do projeto Diálogos com a Enfermagem, Isis Brasil.

 

Sobre o projeto

Mensalmente, o projeto Diálogos com a Enfermagem aborda temas de interesse materno com o objetivo de auxiliar as trabalhadoras e trabalhadores da Fiocruz que são mães e pais. Os encontros são mediados pelas enfermeiras Michelle Caldas e Isis Brasil.

Sala de amamentação

Local: Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h
Quem pode utilizar: qualquer trabalhadora da Fiocruz (servidoras, terceirizadas, bolsistas e estagiárias)

Voltar ao topoVoltar