Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Cogepe promove integração com estagiários


08/02/2024

Ascom Cogepe

Compartilhar:

Na quarta-feira (7/2), a Cogepe realizou mais uma edição do evento de integração de novos estagiários da Fiocruz. A atividade aconteceu na sala de treinamento da Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe) e teve como objetivo o compartilhamento de informações relevantes da Fundação e do Programa de Estágio Curricular (PEC). A Editora Fiocruz doou dezenas de livros para o PEC, que foram sorteados e distribuídos aos estudantes no final do evento. Uma segunda rodada de integração acontecerá no dia 20 de fevereiro, em formato virtual, direcionada aos estagiários que atuam nas unidades regionais da Fiocruz.

A coordenadora da Cogepe, Andréa da Luz, celebrou o retorno do evento de integração ao formato presencial, depois de dois anos sendo realizado virtualmente por conta da pandemia. Ela falou que o estagiário representa a renovação institucional e destacou as muitas possibilidades de desenvolvimento profissional. “Tomem contato com as oportunidades que a Fiocruz oferece a vocês”, incentivou Andréa. A coordenadora falou ainda sobre os valores da Fiocruz, em especial a defesa da diversidade e a intolerância à violência. Os estudantes receberam exemplares da Cartilha de Assédio Moral, Sexual e Outras Violências no Trabalho, publicada em 2022. Andréa enfatizou a importância de um ambiente saudável de trabalho. “Estágio é se educar pelo trabalho. Vocês estão em formação, lidam com o trabalho, e a saúde do trabalhador é parte disso. Nossa Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST) é uma conquista dos trabalhadores”, afirmou. A chefe do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nust/CST/Cogepe), Flavia Lessa, colocou-se à disposição para atender aos estudantes e explicou sobre o funcionamento do Nust.

Mais mulheres

Cerca de 75% dos estudantes do Programa de Estágio Curricular da Fiocruz são mulheres e 46% autodeclarados pretas ou pardas. Para Nelson Passagem, chefe da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (CDP/Cogepe), os números refletem “um esforço institucional para a Fiocruz se tornar mais diversa e inclusiva”. Nelson lembrou que a instituição ampliou as ações afirmativas, oferecendo além das vagas reservadas legalmente a pretos, pardos e pessoas com deficiência, cotas também para indígenas e pessoas trans. Nelson disse ainda que ao longo do ano, o PEC promoverá ciclos de atividades aos estudantes com temas ligados à diversidade e inclusão. “Queremos promover o diálogo e a reflexão sobre esses temas aos estagiários”, concluiu.

Fiocruz ontem e hoje

O servidor da CDP/Cogepe, Carlos Maurício, compartilhou com os estudantes uma apresentação sobre a história da Fundação. Carlos partiu do momento inaugural do então Instituto Soroterápico de Manguinhos, em 1900, com foco no combate às epidemias de peste bubônica, febre amarela e varíola, até os desafios presentes da instituição, como o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e o combate aos surtos epidêmicos de dengue, que se alastram pelo país neste início de ano. Carlos Maurício apresentou números de produção, destacou programas institucionais, como por exemplo, o FioAntar, e explicou aos estudantes sobre as diversas áreas de atuação da Fiocruz.

CIEE

Alessandra Areas, representante do CIEE, também falou com os estagiários sobre a Lei de Estágio, inserção profissional e a importância do estágio na carreira. Ela esclareceu dúvidas dos estudantes e celebrou a retomada da parceria entre o CIEE e a Fiocruz no processo de seleção de estagiários.

Voltar ao topoVoltar