19/01/2024
Cláudia Lima, CCS
Conforme pactuado em Mesa de Negociação Interna, a Presidência da Fiocruz se reuniu com o secretário de Gestão do Trabalho, José Celso Cardoso, para tratar do aprimoramento do Plano de Cargos e Carreiras da Fiocruz e buscar acelerar o processo. A reunião foi realizada na quarta-feira (17/1) e teve a participação do presidente da Fiocruz, Mario Moreira; do diretor-executivo, Juliano Lima; e da diretora da Gerência Regional de Brasília, Fabiana Damásio.
Mario Moreira ressaltou o papel da Fiocruz durante a pandemia, os desafios atuais, o papel central da instituição para o desenvolvimento do país e sua importância na política externa. Ele reiterou a importância da valorização dos trabalhadores e a necessidade de aprimoramento do Plano de Cargos e Carreiras para o avanço institucional - em especial o Reconhecimento de Resultado de Aprendizagem, em análise nas áreas técnicas do ministério. O presidente solicitou mais celeridade no processo.
O secretário abordou as dificuldades do governo após um período desestruturação das políticas públicas e deterioração econômica no último governo, explicitando as dificuldades tanto econômicas quanto de capacidade institucional para lidar com as demandas apresentadas pelas diversas entidades governamentais. Informou que há mais de noventa solicitações de abertura de Mesa de Negociação e que o governo está num esforço de tentar atender a todas. Cardoso indicou uma agenda na Fiocruz em março, informação também repassada à Asfoc, e se comprometeu em acelerar o processo de abertura formal da negociação.