30/01/2024
Aryanne Valenzuela (Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz)
A partir da atuação do trabalho do Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz (EC/Fiocruz) em 2023, 15 projetos voltados à promoção da saúde, ciência, cultura e cidadania foram beneficiados com aportes financeiros provenientes do apoio de empresas, fundações internacionais, sociedade civil e órgãos do Poder Judiciário. Foram mais de R$60 milhões arrecadados, representando um aumento de 50% em relação a 2022.
O resultado é fruto do processo de diversificação do portfólio, consolidação da área de captação internacional e, principalmente, da captação histórica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Sozinho, o banco investiu R$30 milhões no projeto da Plataforma mRNA, que possibilitará o desenvolvimento de imunobiológicos de 3ª geração totalmente nacionais e de baixo custo.
Além da arrecadação de recursos, o Escritório, como agente estratégico para a construção de parcerias da Fiocruz, tem buscado contribuir com outras instituições compartilhando os aprendizados adquiridos em 15 anos de trabalho. Dessa forma, realizou o seminário Parceria que dá certo - Público e Privado no fortalecimento da saúde, ciência e cultura, que reuniu em três plenárias especialistas de diversas instituições para discutir como fundos patrimoniais, mecanismos de blended finance, leis de incentivo fiscal e políticas de ESG podem se conectar à realidade das universidades e centros de pesquisa, viabilizando parcerias público-privadas que gerem projetos de impacto para o país. Com inscrições esgotadas, o evento também foi transmitido pelo YouTube, tendo mais de 1,2 mil visualizações, com participação ativa no chat.
Entre os principais desafios para 2024, estão o apoio à Presidência da Fiocruz na identificação de grandes oportunidades e organização do portfólio, a contribuição com a agenda cultural da instituição e o lançamento do programa de legados. O Escritório também continuará propondo novas ações formativas, como seminários e ciclos de conversa on-line, e fortalecendo as frentes de captação consolidadas, buscando avanços com grandes fundos públicos e privados e parcerias internacionais.