Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Palestra de secretário de Gestão é destaque no Encontro da Qualidade


06/12/2023

Claudia Lima e Fabrício Carlos (CCS)

Compartilhar:

 

O XIII Encontro Anual da Qualidade da Fiocruz foi realizado nesta segunda-feira (12/4), no auditório de Bio-Manguinhos, no Campus Manguinhos, com transmissão pelo Canal da Fiocruz no YouTube. O tema debatido este ano foi a Transformação Digital: Desafios e Oportunidades para a Melhoria do Relacionamento com o Cidadão e a Cidadã. O evento teve participação do secretário de Gestão e Inovação do Ministério da Gestão e Inovação dos Serviços Públicos (MGI), Roberto Pojo.
Pojo ministrou a palestra Governo Eletrônico: Jornada de Transformação Digital. Em sua apresentação, o secretário destacou a importância do meio digital como facilitador do acesso aos serviços para a população brasileira e frisou o compromisso do governo federal em trabalhar na modernização e ampliação do sistema gov.br como principal plataforma na unidade nacional digital.

''Nosso trabalho na Secretaria de Gestão de Inovação, em parceria com a Secretaria de Governo Digital, é voltado para facilitar a vida do cidadão como um pacto social de prestação de serviços. Prestar serviços é, antes de qualquer coisa, um trabalho de defesa do nosso sistema democrático, e nada mais democrático que agir como facilitador desses processos”, afirmou Pojo. Ele citou o papel de pioneirismo da Fiocruz nesse segmento e elogiou a instituição como exemplo de gestão pública.

“A digitalização abrange toda a complexidade logística dos processos, tanto para o cidadão quanto para o governo, pois reduz custos, evita desgastes, deslocamentos e diminui o prazo de acesso das pessoas aos serviços'', avaliou. “Estamos totalmente focados em transformar a plataforma do gov.br em uma grande unidade nacional, com serviços oferecidos pelo governo federal, e, também, com a inclusão de serviços regionais, de acordo com a disponibilidade em cada estado da União”, afirmou.

Programação
O diretor-executivo, Juliano Lima, abriu o evento. “A grande novidade da gestão do Ministério da Saúde, empreendida pela nossa ministra Nísia Trindade, foi a criação de uma Secretaria de Informação e Saúde Digital, tamanha a relevância que isso tem hoje do ponto de vista da saúde pública”, exemplificou. “Boa parte das transformações que têm se dado recentemente passam justamente pelo plano da transformação digital”, disse.


Juliano lembrou das limitações. “Temos um desafio muito grande. O orçamento da Ciência e da Tecnologia regrediu dez anos nos últimos quatro”, afirmou. O diretor-executivo destacou o que considera central na discussão do tema. “Não adianta transformar digitalmente processos que são ruins. Temos que olhar para transformação digital como uma grande oportunidade de olhar para os nossos processos e revê-los. É preciso verificar em que medida eles estão adequados àquilo que a sociedade espera e precisa”, afirmou.

A coordenadora da Qualidade, Renata Souza, agradeceu a sua equipe e aos profissionais da área das unidades. Ela apresentou um vídeo com depoimentos de profissionais sobre alguns processos de digitalização na Fiocruz e fez um breve panorama dos serviços oferecidos hoje. Em seguida, a nova ouvidora da Fiocruz, Daniela Bueno, e Valéria Machado, chefe da Seção de Comunicação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), apresentaram juntas a palestra Rede de Relacionamento com o Cidadão.

Em seguida, a analista de sistema da Casa de Oswaldo Cruz (COC), Carolina Machado, fez uma apresentação com o tema Acessibilidade Digital: tornando os serviços públicos para todos e todas. A encarregada de Dados da Fiocruz, Laiza Assumpção, ministrou a palestra Ética Digital e Proteção de Dados. Antes do encerramento com o secretário Roberto Pojo, outro convidado externo, o delegado da Polícia Federal Renato Lima, apresentou o Case do Serviço de Emissão de Passaportes. O encontro se encerrou com debate.

Fotos: Pedro Paulo Gonçalves (INCQS/Fiocruz)

Voltar ao topoVoltar