Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Mulheres negras da Fiocruz recebem homenagem na Câmara do Rio


14/11/2023

Carín Nuru e Marina Maria (Cedipa/Fiocruz)

Compartilhar:

Na última sexta-feira (10/11), o plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi palco do evento Valorização da Memória e Resistência da População Negra, organizado pela vereadora Mônica Cunha (PSOL) para marcar o Dia da Consciência Negra, que será celebrado oficialmente no dia 20 de novembro. A atividade homenageou pessoas negras que têm contribuído com a luta antirracista na cidade. Representantes da Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz), Roseli Rocha e Luciane Vicente estavam entre as homenageadas e receberam a Moção de Reconhecimento e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Roberta Gondim, a coordenadora de Pesquisa Clínica do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Lucilene Feitas, e a pesquisadora da Cooperação Social da Fiocruz, Dejany Ferreira, também estavam entre as trabalhadoras da instituição reconhecidas na ocasião. 

Veja a íntegra da solenidade.

 

A cerimônia ainda homenageou outras mulheres negras e entregou a medalha Pedro Ernesto a Lúcia Xavier e Clatia Vieira, personalidades que se destacam no enfrentamento ao racismo e na promoção da equidade e inclusão.

Homenageadas receberam a Moção de Reconhecimento e Louvor da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (fotos: Cedipa/Fiocruz)

 

Além disso, celebrou a importância contínua da luta antirracista coletiva e o papel crucial desempenhado por essas e outras mulheres negras, comprometidas com a construção de uma sociedade mais justa.

Leia mais:

Pesquisadora da Ensp/Fiocruz, Roberta Gondim recebe moção da Câmara Municipal do Rio

Voltar ao topoVoltar