Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

1ª Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde da Grande Leopoldina – 2022


11/07/2022

Cooperação Social da Fiocruz com informações da comissão organizadora da Conferência Livre

Compartilhar:

No sábado, dia 16 de julho, acontecerá a 1ª Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde da Grande Leopoldina, no Auditório da UNISUAM, em Bonsucesso, zona norte do Rio de Janeiro.

A Frente Pela Vida, movimento composto por entidades da sociedade civil organizada como Abrasco, Cebes e Asfoc-SN, pôs-se a organizar uma série de conferências livres pelo Brasil enquanto uma atividade preparatória da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Em alguns territórios de favela, coletivos populares e movimentos sociais também debatiam a construção de eventos conferenciais para debater a situação de saúde dos cariocas. Do encontro destes dois movimentos nasce a proposta da I Conferência Livre, Democrática e Popular da Saúde 2022 da Grande Leopoldina (Rio de Janeiro/RJ), se filiando ao grande movimento nacional da Frente Pela Vida, com apoio da Cooperação Social da Fiocruz e da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp).

No Rio de Janeiro, o debate seguirá em amplitude Estadual no dia 23 de julho, e em agosto, uma grande conferência livre nacional será realizada na cidade de São Paulo.

O encontro da Leopoldina terá seu debate estruturado à partir de dois eixos apontados pela Frente Pela Vida: 1) SUS participativo, descentralizado e gerido com base técnica e soberania popular; 2) Políticas de Saúde para Grupos populacionais vulnerabilizados.

A Conferência envolve na sua construção uma série de movimentos populares, instituições e organizações comunitárias, a saber: Conselho Comunitário de Manguinhos (CCM), Organização Mulheres de Atitude (OMA-Manguinhos), Conselho Gestor Intersetorial Teias Manguinhos (CGI-Manguinhos), a Redes da Maré, o Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (Educap), o Portal Favelas, o Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM), a Comissão dos Agentes Comunitários de Manguinhos (Comacs), o Instituto de Educação e Pesquisa Social João Calvino (IEPS), o Ballet Manguinhos, o Instituto Raízes em Movimento, dentre outros.

A conferência livre de saúde da Leopoldina reafirma a importância da participação popular num amplo redesenho civilizatório de nossa nação, colocando a vida em primeiro lugar em todas as políticas, com a refundação do Sistema Único de Saúde democrático, descentralizado, gerido com base técnica e soberania popular, reconhecendo outros saberes e práticas curativas para além da biomedicina, de modo a constituirmos uma ação equânime que contemple em qualidade e no acesso os grupos populacionais vulnerabilizados.

A Conferência Livre de Saúde é um evento aberto a todos e todas, a partir das 8:30h, na faculdade Unisuam, em Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Para os que desejarem, daremos certificados de participação ao final do encontro. Também articularemos um espaço para recreação de crianças.

A lotação máxima do auditório da Unisuam é de 250 pessoas, portanto, a inscrição prévia é muito importante para nossa organização.

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde da Grande Leopoldina – 2022
Data: 16 de Julho 
Inscrição: https://forms.office.com/r/XwFGVEBAFs
Endereço: Avenida Paris, 84 – Bonsucesso – Zona Norte do Rio de Janeiro
Evento presencial
 

Voltar ao topoVoltar