05/11/2020
Por: Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)
O coordenador do Núcleo Técnico da Comissão do Programa de Ensaios de Proficiência (CPEP) do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Marcus de la Cruz, que é membro titular do Comitê Executivo da Rede Interamericana de Laboratórios de Análises de Alimentos (Rilaa/Infal), foi um dos três brasileiros que participaram da primeira assembleia virtual da Rede, realizada de 20 a 22 de outubro. Além dele, houve representantes de Minas Gerais e São Paulo.
Na assembleia foi aprovada por unanimidade, em votação, a nova versão do estatuto da Rilaa. Além disso, o mandato dos membros executivos foi prorrogado até outubro de 2021 e os planos de trabalho dos grupos técnicos e do comitê executivo foram renovados e adaptados.
O Brasil e o Rio de Janeiro sediariam neste ano a 10ª Assembleia Ordinária da Rede, mas por conta da pandemia da Covid-19, o referido encontro foi adiado para outubro no próximo ano, no mesmo local.
Outra profissional do INCQS, Eleonora Vasconcellos, que é representante do Instituto no Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/ Fiocruz), também integra o Comitê Executivo da Rilaa, como substituta.
Mais em outros sítios da Fiocruz